Biblioteca

A Biblioteca Mario Henrique Simonsen funciona no Centro Cultural FGV e no 7º andar do prédio sede da FGV (Praia de Botafogo, 190), ocupando área total de 2.166,50 m².

Espaço Físico

CENTRO CULTURAL

Acervo119,10 
Administração80,41 
Área Usuário609,70
Circulação77,22
Hall262,47
Sanitários48,56
TOTAL1197,46

 

7º ANDAR

Acervo683,66
Área Usuário138,67
Hall105,03
Sanitários41,68
TOTAL969,04

Acervo

O acervo é constituído de aproximadamente de 96.018 títulos e 210.573 exemplares, distribuídos entre livros, DVDs/vídeos, publicações eletrônicas, teses e dissertações, gravações sonoras, além de publicações periódicas nacionais e estrangeiras em papel e em meio eletrônico. Possui também fitas de vídeo, várias bases de dados em CD-ROMs, DVDs e assinaturas de publicações/bases de dados disponíveis em meio eletrônico na Web. O acesso é livre a toda coleção da Biblioteca e os usuários podem pesquisar através da Internet e de estações de consulta online.

Serviços

A Biblioteca possui homepage - http://sistema.bibliotecas-rj.fgv.br/ - onde disponibiliza o catálogo online, o  Acervo Acadêmico FGV, uma interface única de acesso às coleções impressas e digitais das quatro bibliotecas da FGV (RJ, SP, DF e Biblioteca Digital), bem como, nas diversas bases de dados assinadas pela Instituição, aos artigos do Portal de Periódicos CAPES, conteúdos de acesso aberto e, ainda informações sobre todos os serviços oferecidos: consulta local; empréstimo domiciliar; empréstimo entre Bibliotecas; reserva de material; sala multimídia equipada com ar condicionado, TV, DVD, vídeo cassete, TV a cabo e computador; caixa de devolução de livros; rede wireless; levantamento bibliográfico; comutação bibliográfica; elaboração de ficha catalográfica; orientação quanto à normalização bibliográfica (normas Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT); serviço de reprografia, visitas orientadas e a capacitação de usuários através de cursos, workshops e palestras.

Política de Atualização do Acervo

política de desenvolvimento e atualização de coleções busca atender às solicitações do corpo docente, discente e de pesquisadores, bem como a dos próprios bibliotecários, que sugerem a aquisição de publicações, identificando lacunas a partir do atendimento ao leitor ou em função da pesquisa nos instrumentos de busca (catálogo de editoras, internet, etc.). A aquisição de publicações se dá tanto por recursos definidos na previsão orçamentária anual da FGV, quanto por dotações oriundas de projetos de docentes e pesquisadores.

Toda a Comunidade FGV têm acesso irrestrito ao acervo e aos serviços da BMHS.