Rômulo Silveira da Rocha Sampaio

Professor Adjunto da FGV Direito Rio
Doutor em Direito Ambiental, Pace University, Estados Unidos, 2009.

Doutor em Direito Ambiental pela Pace University. Mestre em LL.M. em Direito Ambiental pela Pace University. Mestre e graduado em Direito pela PUC-PR. Professor da Graduação e do Mestrado em Direito da Regulação da FGV Direito Rio. Professor adjunto na Pace University de Nova York. Professor visitante da Georgia State University College of Law em Atlanta. Lidera o Grupo de Pesquisa de Direito e Meio Ambiente do CNPq no âmbito da FGV Direito Rio e ainda atua como coordenador do curso de especialização em Direito da Regulação Ambiental. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, atuando principalmente nas seguintes áreas de sustentabilidade, governança ambiental, mudança climática e direito de águas.

Áreas de atuação:

• Direito Ambiental
  • Direito Internacional
  • Em novembro de 2015 o país vivenciou a maior tragédia ambiental de sua história, ocasionada pelo rompimento da Barragem do Fundão em Mariana (MG). A presente pesquisa tem como escopo analisar os efeitos jurídicos, econômicos e ambientais ocasionados pela tragédia.

• A Competição Interamericana de Direito do Desenvolvimento Sustentável é uma competição anual de julgamento simulado criado com o objetivo de fomentar as habilidades litígio em direito internacional e direito ao desenvolvimento sustentável.

• O presente projeto visa estudar a gestão de parques urbanos no Brasil de forma a embasar reflexões sobre os modelos de gestão que melhor se aplicam a estas áreas.

• O reconhecimento do significado que as disputas ambientais assumem na atualidade e do aumento expressivo de litígios que envolvem as distintas apropriações do meio reforça a importância da reflexão acerca da relevância do fortalecimento das práticas de negociação destas disputas.