Lançamento do livro Regulação e Concorrência no Setor Ferroviário

  • quinta-feira
    27 de Abril, 2017

Lançamento do livro Regulação e Concorrência no Setor Ferroviário

18h00

O Evento: 

A FGV Direito Rio, a Lumen Juris, Mariam Daychoum e Patrícia Sampaio convidam para a noite de autógrafos.

Sobre as autoras: Patrícia Sampaio é professora da FGV Direito Rio, pesquisadora do CPDE, doutora e mestre pela FDUSP. Mariam Daychoum é bacharel em direito pela FGV Direito Rio, mestre em políticas públicas pelo instituto de economia da UFRJ e pesquisadora da Fundação Coppetec/UFRJ.

 

Patrícia Sampaio e Mariam Daychoum trazem neste livro uma abordagem histórica, tendo por método especialmente o estudo dos projetos realizados ainda no século XIX e o desenvolvimento da indústria ao longo do século XX. São abordados os investidores, a legislação e as instituições que foram sendo criadas ao longo do tempo para lidar com a questão ferroviária. A partir desta análise será possível verificar uma clara opção política no Brasil, na segunda metade do século XX, pelo modal rodoviário e, por conseguinte, a redução do papel das ferrovias na matriz logística do país.

O segundo capítulo é dedicado à apresentação das questões econômicas subjacentes à regulação das ferrovias. No capítulo seguinte o livro enfatiza duas experiências: a história do desenvolvimento do setor na Alemanha e na Inglaterra. Conhecer a experiência alemã é enriquecedor sob diversos aspectos: trata-se da malha mais densa do mundo, e sobre a qual há pelo menos duas décadas se discute a extensão e os limites em que é desejado o processo de liberalização determinado pelas diretivas europeias. A experiência inglesa, por sua vez, além de ter se beneficiado de terem sido os ingleses pioneiros no desenvolvimento da tecnologia do setor, narra uma história extremamente enriquecedora em termos de avanços e retornos no sentido da privatização e introdução de concorrência.

Após essa incursão de natureza econômica e de direito comparado, o último capítulo é dedicado à narrativa das recentes reformas regulatórias vivenciadas pelo Brasil no setor ferroviário. 

Local: 

Livraria FGV - Praia de Botafogo, 190 - Térreo - (Ao lado da entrada principal) - Botafogo, Rio de Janeiro