Clínica LADIF – Laboratório de Assessoria Jurídica a Direitos Fundamentais

• Atuação: elaboração de pareceres jurídicos e memoriais de amici curiae ligados ao tema dos direitos fundamentais, com especial atenção à garantia e preservação dos direitos humanos
  • Advogada supervisora: Ana Paula Sciammarella

A Clínica LADIF é o principal centro de produção de amicus curiae do NPJ. Sob a supervisão de um professor-advogado, os alunos prestam assistência jurídica gratuita a entidades de representatividade nacional para a elaboração de memoriais de amici curiae.

Esses trabalhos são apresentados no Supremo Tribunal Federal (STF) e pretendem ampliar o debate público em torno de temas fundamentais. Diferentes visões, posições e opiniões chegam à Corte pela via desse instrumento, contribuindo para o processo de tomada de decisão do tribunal. Essa atividade proporciona ao aluno um treinamento em advocacia de impacto.

Desde 2012, a Clínica LADIF também tem produzido pareceres jurídicos. Voltados para a área dos direitos humanos, essa atividade de prática jurídica tem permitido aos alunos uma formação comprometida com uma cultura de afirmação e preservação dos direitos humanos, principalmente no âmbito do sistema penitenciário.