Sobre

A FGV, em conjunto com profissionais expressivos do meio jurídico e do ensino superior do país, desenvolveu um cuidadoso plano pedagógico para sua graduação, tendo seu programa aprovado pela OAB e pelo MEC com grau máximo em todos os quesitos.

A proposta da Escola é formar profissionais preparados para atender às reais necessidades e expectativas da sociedade brasileira em tempos de globalização. Para isso, sua metodologia de ensino objetiva desenvolver a capacidade crítica e de argumentação através de experiências de renovação, resultando em uma visão ampla das questões jurídicas, com sólidas bases acadêmica e prática.

Diferenciais

Política de Qualidade
A construção de uma escola de direito referência no Brasil em carreiras jurídicas, buscando eficácia e a melhoria de seu Sistema de Gestão da Qualidade, e o aumento da satisfação de seus clientes.

Oportunidades de estágio
Através de parcerias firmadas com importantes Escritórios de Advocacia do Rio de Janeiro, bem como com grandes empresas e com órgãos públicos - Tribunal de Justiça e Ministério Público, dentre outros - para a realização de estágios.

Atividade Monitorada de Férias
Convênios exclusivos firmados com a FGV DIREITO RIO proporcionam ao aluno o início na prática jurídica e na cultura de grandes empresas, escritórios de advocacia e órgãos públicos. É o primeiro contato do aluno com a diversidade de opções de trabalho oferecidas ao profissional do Direito. A participação nesse programa aumenta a taxa de empregabilidade na fase profissionalizante do curso.
O programa é realizado nos meses de recesso acadêmico (janeiro/fevereiro e julho) e têm duração de quatro semanas.

Programa de Clínicas do Núcleo de Prática Jurídica
Em vez de um atendimento tradicional, focado em causas de pequena complexidade, os alunos recebem uma formação prática qualificada e diferenciada, elaborando trabalhos que já foram inclusive apresentados diretamente ao Supremo Tribunal Federal.

Programas de intercâmbio
Mais de 30 instituições internacionais, entre elas Harvard Law School, Sciences Po Paris e China University of Political Science and Law.

Centros de Pesquisa
A Escola possui Centros de Pesquisas especializados em temas de especial interesse para a sociedade brasileira: Tecnologia (CTS), Meio Ambiente (CDMA), Judiciário (CJUS) e Direito e Economia (CPDE).

Os alunos da FGV DIREITO RIO têm oportunidade de estagiar em projetos pioneiros desenvolvidos por esses Centros de Pesquisa.

Parceria com a livraria da FGV
Para facilitar a aquisição dos livros adotados no currículo acadêmico.

Mais informações: (21) 3799-5411 (Secretaria FGV DIREITO RIO); direitorio@fgv.br

Direito Rio - FGV

Equipe e Colaboradores

Coordenação

  • Thiago Bottino
    - Coordenador Geral - Graduação
    Pós-Doutor pela Columbia Law School. Doutor e Mestre em Direito pela PUC-Rio. Bacharel em Direito pela Uni-Rio. Coordenador da Graduação em Direito e membro do corpo permanente do Mestrado em Direito da Regulação da FGV Direito Rio. Professor Adjunto de Direito Penal e Processual Penal da Uni-Rio....
  • André Mendes
    - Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica
    Doutor e Mestre em Direito pela PUC-RJ. Formado pela Emerj. Bacharel em Direito pela PUC-RJ. Associado ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Graduação da FGV DIREITO RIO.
  • Cristina Nacif Alves
    - Coordenadora de Ensino - Graduação
    Doutora e Mestre em Educação pela UFRJ. Graduada em Pedagogia pela UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Ética na Educação (GPEE) do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/FE/UFRJ).
  • Marília Araújo
    - Coordenadora Executiva - Graduação
    Bacharel em Relações Internacionais e Direito pela UNESA. Atou na Cooperação Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), em que liderou projetos de cooperação internacional técnico-científicos e educacionais junto a UNASUL e PALOPs.

Depoimentos

  • Caracterizaria a FGV DIREITO RIO como uma escola contemporânea, capaz de perceber e se moldar as novas demandas e realidades sociais.Não se restringe aos limites convencionais do ensino jurídico. Vai muito além. Seu qualificado corpo docente é capaz de trazer a tona debates políticos,econômicos e sociais e instigar os alunos a refletirem e indagarem; a alcançarem suas proprias respostas.

    Andréa Lavourinha -
    Ex-aluna
  • O nosso material didático é feito pelos nossos próprios professores, sendo mais um item da infraestrutura oferecida pela FGV DIREITO RIO. Através dele orientamos e documentamos nosso estudo durante esses cinco nos de dedicação e aprendizado na FGV DIREITO RIO.

    Douglas Noguchi do Vale -
    Ex-aluno
  • Advogados experientes e acadêmicos consagrados mesclam e refinam o saber jurídico da FGV DIREITO RIO. Pensamento prático e teórico em sala de aula são realidades do dia a dia dos alunos dessa escola.

    Igor Lyra -
    Ex-aluno
  • A formação interdisciplinar e as oportunidades de pesquisa são os principais diferenciais da FGV DIREITO RIO. A Escola proporciona instrumentos para pensar o direito em conjunto com outras áreas de conhecimento e dá oportunidades de aprofundamento do aprendizado nas áreas em que o aluno tem maior interesse.

    Daniel Aisengart -
    Ex-aluno