Institucional

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas foi criada em 2002 com o objetivo de oferecer ao país um novo modelo de ensino jurídico, capaz de produzir lideranças para pensar o Brasil em longo prazo. Hoje, a Escola é referência no país em carreiras jurídicas públicas e em direito empresarial.

Missão

Construir uma Escola de Direito que seja referência no Brasil em carreiras jurídicas públicas e direito empresarial, formando lideranças para pensar o Brasil em longo prazo e ser referência no ensino e na pesquisa jurídica para auxiliar o desenvolvimento e avanço do país.

Metodologia Inovadora

A FGV DIREITO RIO inova ao optar por uma metodologia plenamente participativa, em que o aluno não é mero espectador, mas sujeito ativo da aula. Isso significa uma metodologia de ensino dinâmica, que privilegia o debate em vez das aulas puramente expositivas. Assim ocorre no chamado método socrático, base didática das aulas na Escola, que permite, de forma objetiva, que seja atribuída nota pela participação do aluno. Várias técnicas participativas são utilizadas, tais como o método de estudo de casos, dinâmicas de grupo e outros contextos jurídicos, tudo num ambiente de interatividade entre aluno e professor em turmas com número limitado de alunos.

Regimento Interno

Equipe

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Sérgio Guerra
    Diretor

    Visiting Researcher pela Yale Law School. Pós-Doutor em Administração Pública pela FGV/EBAPE. Doutor em Direito Econômico pela UGF. Mestre em Direito pela UCAM. Professor Titular de Direito Administrativo da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas - RJ, na qual ocupa o cargo de Diretor. Coordenador do Curso International Business Law, da Universidade da Califórnia (Irvine). Árbitro da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná. Árbitro da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem. Árbitro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem - CBMA. Embaixador no Brasil da Yale University. Editor da Revista de Direito Administrativo (RDA). Consultor Jurídico da Comissão de Direito Administrativo da OAB/RJ. Tem experiência de 30 anos na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, Regulatório e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: agências reguladoras, regulação de serviços públicos e atividades econômicas; contratação, arbitragem e controle da administração pública. Autor de diversos livros e artigos jurídicos.

    E-mail

Direção

Sérgio Guerra
Sérgio Guerra
Diretor
Antônio José Maristrello Porto
Antônio Maristrello Porto
Vice-Diretor

Acadêmico | Centros de Pesquisa | Relações Internacionais e Publicações

Fernando Angelo Ribeiro Leal
Fernando Leal
Coordenador de Pós-graduação Stricto Sensu
Michael Freitas Mohallem
Michael Freitas Mohallem
Coordenador do CJUS
Pablo Cerdeira
Pablo Cerdeira
Coordenador do CTS
Rafael Alves de Almeida
Rafael Alves de Almeida
Coordenador de Pós-graduação Lato Sensu
Thiago Bottino
Thiago Bottino
Coordenador da Graduação

Administração / Executivo

Alexandra Quintas
Alexandra Quintas
Coordenadora Executiva
Margareth Jacobi
Margareth Jacobi
Coordenadora Executiva de Ensino
Rodrigo Vianna
Rodrigo Vianna
Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

Infraestrutura

A FGV DIREITO RIO mantém à disposição de seus alunos salas de aulas equipadas com multimídia e conforto que permite eficiência na proposta metodológica de aulas participativas. Os alunos possuem à disposição ambientes de integração, laboratórios de informática e serviços de apoio ao desenvolvimento acadêmico. Faça o tour virtual

Biblioteca

O acervo é constituído de cerca de 185 mil volumes de livros, folhetos, teses e dissertações, periódicos nacionais e estrangeiros. Possui também fitas de vídeo, bases de dados em CD-ROMs, DVDs e assinaturas de publicações disponíveis em meio eletrônico.

Comissão Própria de Avaliação

A FGV DIREITO RIO constituiu sua Comissão Própria de Avaliação Institucional. A CPA conduz os processos internos de avaliação das condições de ensino, pesquisa e extensão na FGV DIREITO RIO, com ênfase nas dimensões do Projeto Pedagógico, Corpo Docente e Instalações.

Localização