O Supremo e a Opinião Pública

O Supremo Tibunal Federal e a Opinião Pública será tema de palestra promovida pelo curso de pós-graduação em Direito do Estado e da Regulação no próximo dia 11 de julho (quarta-feira). Palestrarão sobre o tema o professor e diretor da FGV DIREITO RIO Joaquim Falcão e o professor Diego Werneck. O evento é aberto ao público mediante inscrição prévia.

Quanto mais cresce a importância do Supremo Tribunal Federal, maior a necessidade de se compreender o funcionamento de fato dessa instituição. Como decidem seus Ministros? Como interagem entre si, com a sociedade e com os outros poderes na interpretação da Constituição? Nesse cenário, uma questão particularmente importante e problemática envolve a relação do STF com a opinião pública. Em casos recentes como a Ficha Limpa, vários Ministros explicitamente entraram em diálogo com o que percebiam ser a opinião pública, mas o valor desse diálogo ainda é uma questão controvertida na comunidade jurídica brasileira. A expectativa é a de que o tema volte à pauta na discussão do Mensalão, nos próximos meses.

Nesta palestra, será feita uma reflexão sobre se e como o Supremo tem respondido à opinião pública nacional, bem como sobre as implicações desse fenômeno para a consolidação da democracia no Brasil. O evento será realizado a partir das 19h no auditório da FGV Centro, na Rua da Candelária n° 6.

Mais informações:
direitopec@fgv.br
(21)3799-5350