Aluna da FGV DIREITO RIO palestra em evento para empreendedores

quarta-feira
04/11/2015

Aluna da FGV DIREITO RIO palestra em evento para empreendedores

Aluna da FGV DIREITO RIO palestra em evento para empreendedores

Orientações sobre direitos do consumidor, normas relativas à ofertas e características de produtos e serviços, regras sobre vendas pela internet. Esses foram alguns dos pontos tratados por Bianca Mitchell, aluna do 8º período da Graduação, que palestrou no Seminário Estratégias de Marketing para Empreendimentos Gerenciados por Mulheres, realizado em 24 de setembro, no Conselho Estadual de Direitos da Mulher (Cedim), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (SEASDH).

O evento foi promovido pela Assessoria & Planejamento para o Desenvolvimento (Asplande), instituição parceira do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FGV Direito Rio, que apoia cooperativas populares formadas especialmente por mulheres empreendedoras.

“O seminário da Asplande me permitiu entrar em contato com pessoas da área acadêmica, marketing, tecnologia da informação e de profissionais de diversos ramos, me mostrando uma visão não apenas jurídica mas multifacetada de um mesmo assunto e realidade. Essa troca de opiniões e reflexões acabam fazendo você pensar de forma e ângulos diferentes daqueles que estava focado”, disse Bianca.

A professora Silvia Pinheiro, supervisora da Clínica LAJUNN (Laboratório de Assessoria Jurídica para Novos Negócios), também participou do seminário, que teve como público-alvo microempreendedores de diversas comunidades, como Borel, Pavão-Pavãozinho, Chapéu Mangueira e Cantagalo. Estiveram presentes também professores, alunos universitários e lideranças comunitárias.

A Clínica LAJUNN presta consultoria jurídica para formalização e gestão jurídica de empreendimentos de moradores dessas regiões, que são encaminhados pela Asplande. Artesanato, alimentação e vestuário estão entre as atividades que foram objeto do encontro, que favorece verdadeira rede de empreendedoras de áreas de comunidade do Rio de Janeiro.

“O nosso trabalho na Clínica LAJUNN realmente nos permite aplicar na prática a teoria que aprendemos na faculdade, sentir bem de perto a realidade dos empreendedores que necessitam de assessoria jurídica para viabilizar e alavancar seus negócios. Acredito ser esse um trabalho de altíssima relevância social, pois você está pegando um negócio com potencial inacreditável, mas cheio de dificuldades para aqueles que lutam para conseguir viabilizar. Essa é a essência dos trabalhos que encontramos na Clínica e o que acontece na prática é que podemos oferecer um auxílio jurídico de grande importância para eles alcançarem o sucesso do seu negócio”, complementa a aluna.

Para o Coordenador do NPJ, professor André Mendes, a participação da Clínica LAJUNN no seminário expressa o compromisso da Escola com a extensão universitária, um importante eixo de formação do aluno.

“Responsabilidade social é um dos valores que pautam a atividade de prática jurídica desenvolvida pela Escola. A integração e comprometimento da Bianca com a Clínica reforça esse valor”, conclui.