Aluno da FGV Direito Rio participa da Semana da Juventude da CPLP, em Portugal

segunda-feira
11/12/2017

Aluno da FGV Direito Rio participa da Semana da Juventude da CPLP, em Portugal

Aconteceu nesta última semana de novembro, a Semana de Juventude da Comunidade de  Países de Língua Portuguesa em Cascais e Lisboa, Portugal. Jovens representantes de todos países membros se fizeram presente para o evento que englobou a Assembleia Geral do Fórum de Juventude da CPLP, a cerimônia de formalização do Fórum de Juventude da CPLP, um Seminário de capacitação em matéria de participação política dos jovens e políticas de juventude, bem como, um programa cultural. Em paralelo ocorreu a Conferência “Mobilidade dos Jovens na CPLP”, no âmbito do projeto “Ação estruturada para a Juventude da CPLP”.

O estudante do 4° período da FGV Direito RIO, Daniel Calarco, e presidente do Observatório Internacional da Juventude, organização de juventude vinculada ao Centro de Justiça e Sociedade da FGV, assumiu a coordenação técnica da delegação enviada pelo pelo CONJUVE. O Conselho Nacional de Juventude é vinculado a Secretaria de Governo da Presidência da República. Órgão federal de controle social no qual o OIJ representa a sociedade civil e é membro titular da comissão de assuntos internacionais e tem como missão institucional o empoderamento da juventude do sul global, sendo a CPLP agenda estratégica.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é uma Organização Internacional resultado de um projeto político cujo fundamento é a Língua Portuguesa, vínculo histórico e patrimonial comum dos Nove Estados Membros. Seus objetivos gerais são a  avanços políticos e a cooperação nos domínios social, cultural e económico.  Visa também fortalecer a participação e influência dos seus Membros dentro de organizações maiores, como a Organização das Nações Unidas.

O Fórum da Juventude da CPLP é a instância da Comunidade responsável pela proteção e promoção dos direitos das juventudes internacionalmente e elegeu o Brasil, de forma unânime, para a presidência da organização nos próximos dois anos, assumindo o protagonismo na juventude dos países membros. A participação brasileira na semana com uma delegação composta por 10 representantes da sociedade civil, tanto conselheiros quanto membros de outras organizações.

Em agenda paralela Calarco se reuniu no Ministério de Ciência e Tecnologia com a Secretaria de Estado para Ensino Superior Sr. Maria Fernanda Rollo para apresentar os importantes projetos e iniciativas realizados pela Fundação Getulio Vargas através do O Núcleo de Cooperação com África e Portugal - NuCAP, da Diretoria Internacional que busca a inserção da Fundação,e, consequentemente do Brasil, no cenário internacional, através dos principais países de língua portuguesa. É observadora consultiva da CPLP e visa avançar em parcerias na construção de uma Comunidade mais desenvolvida e resiliente.

Na presidência do FJCPLP o país se torna um grande aliado da juventude perante a Comunidade Internacional e dentro de cada uma das nações membro da CPLP, permitindo ainda que a nomeação traga benefícios à própria juventude brasileira, como “importar boas práticas dos países africanos e aumentar as oportunidades de mobilidade acadêmica com a Europa e África para formar cidadãos brasileiros capazes de articular, criar negócios e oportunidades não só no Brasil mas também nos outros continentes”, diz Daniel.