Alunos da Direito Rio participam de Conferência de Carreiras

quinta-feira
20/10/2016

Alunos da Direito Rio participam de Conferência de Carreiras

Leila Franco Todeschini e Pedro Aguileras Martins, ex-aluna e aluno do 10º período da Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio), respectivamente, participaram do ENE Jurídico, a Conferência de Carreiras da Fundação Estudar, realizada no dia 18 de outubro. Cada um foi responsável por apresentar um pitch (apresentação relâmpago) durante o evento.

“Para o meu pitch, eu preparei uma fala de aproximadamente dois minutos, na qual eu elegi dois valores que guiaram minha vida até então: autonomia e busca pela excelência. Para exemplificar a autonomia, dei um exemplo no método S.T.A.R. de uma atividade que realizei num estágio, em que tive que tomar decisões praticamente sozinha e liderar uma equipe. Para exemplificar a busca pela excelência, demonstrei meu constante aprimoramento acadêmico, ao estudar em três universidades de ponta e mundialmente conhecidas só na minha graduação em Direito”, explicou Leila.

Pedro, por sua vez, teve a oportunidade, em seu pitch, de falar sobre sua qualificação profissional, a rotina de estudos na Direito Rio e suas experiências profissionais em escritórios de advocacia. Para apresentar o pitch, ambos os alunos tiveram que passar por um rigoroso processo seletivo. De acordo com Vinícius Estrela, da Fundação Estudar, dos 2.208 inscritos, 325 foram selecionados e somente os 50 que mais se destacaram no processo seletivo foram escolhidos para fazer o pitch. O critério para a seleção baseou-se nos resultados em testes de lógica, o histórico de vida e de desempenho (pessoal, acadêmico e profissional) dos candidatos. Na escolha, a prioridade é para os jovens que demonstrem em sua trajetória evidências de liderança e potencial transformador, tenham maior aderência ao perfil das empresas presentes na Conferência e estejam procurando trabalho ou recolocação até o fim do ano, para começar em 2016 ou no início de 2017.

“Participar desse evento foi importante para mim principalmente em razão da possibilidade de Networking com sócios, advogados e estagiários de escritórios e empresas de grande renome no Brasil. É uma oportunidade única. Todos os estudantes e recém formados que participaram do evento são pessoas extremamente qualificadas e simpáticas, com as quais eu pude criar laços de até mesmo amizade. O sentimento que ficou disso tudo é que para gente boa tem espaço, então não se faz necessário esconder tudo o que você conseguiu de bom do evento, porque mesmo a concorrência é saudável”, destacou a ex-aluna da Direito Rio.

O evento teve como objetivo oferecer aos participantes ferramentas para autoconhecimento que potencializem o talento e os conecte com o mercado de trabalho. A expectativa de Leila com sua participação é de que sejam colhidos bons frutos de sua participação do evento em curto prazo.

“A importância do evento é muito grande, pois ele possibilita ao estudante conhecer melhor o mercado jurídico como um todo, dando a oportunidade de conhecer melhor cada uma das empresas e escritórios participante e entrar em contato com diversos profissionais de sucesso na área. A participação da Marcia Barroso (Supervisora de Estágio do Núcleo de Prática Jurídica da Direito Rio) e o apoio dela lá no evento fui bastante importante. Ajudou bastante nosso desempenho lá, acho que seria interessante destacar isso. Recomendo a todos a experiência”, comentou Pedro Aguileras.