Alunos da FGV Direito Rio participam da 13ª Competição Internacional de Mediação Empresarial da Câmara de Comércio Internacional (CCI).

terça-feira
27/02/2018

A FGV Direito Rio esteve representada em Paris durante os dias 2 a 7 de fevereiro na 13ª Competição Internacional de Mediação Empresarial da Câmara de Comércio Internacional (CCI). A competição da CCI é a mais importante do mundo na área da mediação e recebe, todos os anos, um seleto grupo de universidades. Essa foi a primeira vez que uma universidade do Rio de Janeiro conseguiu se inscrever como participante.

A equipe da FGV Direito Rio, formada pelos alunos João Benício Aguiar, Maria Fernanda Dyma, Julia Costa Batalha e João Alfredo Pachá e acompanhada pelos professores Juliana Loss e Wilson Pimentel, avançou para além da chave de grupos e deixou 50 das 66 participantes para trás, dentre elas importantes universidades como USP, NYU e Science Po. Parte desse resultado se deve ao fato da FGV Direito Rio ter empenhado, nos últimos anos, na preparação dos seus alunos para aproveitarem o que há de melhor nos métodos alternativos de solução de conflitos.

Os professores treinadores acompanharam a equipe desde a preparação da competição até o resultado em Paris. Segundo a professora Juliana Loss, “a equipe demonstrou qualidades essenciais como coragem, superação e persistência. Diante de universidades da Austrália, Japão, França, Índia e Holanda, o Brasil e a FGV Direito Rio foram muito bem representados no evento mais relevante da mediação mundial, ainda mais se considerarmos que foi a sua estreia em competições de mediação”. Muito contente com o resultado o professor Wilson Pimentel também teceu seus comentários sobre a participação da Direito Rio na competição da CCI: “uma experiência emocionante participar do desenvolvimento meteórico do time FGV-Rio, merecidamente coroado com uma vaga nas oitavas de final da competição. Muito orgulho desse time, que já estreou gigante!”

Já para os alunos, “competir com universidades experientes e de alto nível foi uma grande oportunidade para aprimorar as técnicas de negociação e mediação. Afinal, os estudos teóricos da sala de aula puderam ser testados na realidade e a avaliação dos juízes após as partidas nos permitiram refletir sobre as necessidades de adaptação de técnicas e melhorias a serem trabalhadas.”

A FGV Direito Rio possui uma forte cultura de participar de competições moot court nacional e internacionalmente. Segundo o coordenador Thiago Bottino “o aprendizado de habilidades essenciais aos advogados é muito mais profundo e duradouro quando decorre de experiências práticas como a vivida numa competição como essa. Nossos alunos e professores estão de parabéns por essa destacada participação e também por abrirem caminho para que outros alunos se interessem por esse tipo de atividade tão enriquecedora do ponto de vista acadêmico e profissional”.

Dessa forma, a FGV Direito Rio agradece aos escritórios parceiros, Veirano Advogados, Mattos Filho Advogados e Navarro, Botelho, Nahon e Kloh Advogados por terem contribuído para a realização dessa conquista que representou muito não apenas para a Direito Rio e seus alunos, como também para a advocacia carioca, que teve uma oportunidade de mostrar aos melhores profissionais da área que temos espaço, representatividade e muita gente capaz.

Texto escrito pelo aluno João Benício Aguiar