Alunos visitam cliente do NPJ no Morro da Providência

segunda-feira
25/05/2015

Alunos visitam cliente do NPJ no Morro da Providência

Alunos visitam cliente do NPJ no Morro da Providência

Um grupo de alunos da graduação da FGV DIREITO RIO conheceu, no dia 20 de maio, o Espaço Cultural Casa Amarela, situado no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. A visita faz parte das atividades do Laboratório de Assessoria Jurídica a Organizações Sociais Clínica (LAJES), uma das clínicas oferecidas pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

A visita ao local teve como objetivo apresentar aos alunos as necessidades da organização e o ambiente na qual está inserida.  Concebida pelo fotógrafo Mauricio Hora – nascido e criado no Morro da Providência – a Casa Amarela foi criada em 2010 e tem por objetivo promover os direitos humanos, recorrendo a ferramentas de arte, cultura e comunicação como forma de superar a exclusão social. No âmbito do Programa de Clínicas do NPJ, o LAJES tem prestado consultoria jurídica para resolução de uma questão imobiliária da Casa Amarela.

“A visita foi importante, pois possibilitou aos alunos uma melhor compreensão sobre a realidade onde nosso parceiro desenvolve suas atividades. Conhecer a Casa Amarela, a comunidade onde ela se localiza e a importância do projeto para a localidade foi muito útil para que os alunos entendessem melhor as demandas da organização e de que forma nossa consultoria poderá contribuir para as atividades desempenhadas por ela”, destacou a Supervisora da Clínica LAJES, Ana Paula Sciammarella.

Para os alunos, conhecer o local foi fundamental para desenvolver os objetivos propostos pela Clínica. Segundo Anderson Pabst, do 7º período, o contato direto com as necessidades da Casa Amarela torna o grupo mais preparado para prestar uma boa assistência jurídica. Christine Bradford, do 8º período, destacou a experiência sociocultural proporcionada pela visita.

“Visitar a Providência me fez pensar sobre a vida de pessoas que são esquecidas por grande parte da sociedade. Foi uma experiência incrível. Sair da rotina e ter oportunidade de ver como a Casa Amarela e seus idealizadores se preocupam com o a comunidade. A parte que mais gostei foi sobre a exposição das fotos do cotidiano dos moradores dentro da Casa Amarela”, disse.

Para o Coordenador do NPJ, professor André Mendes, a visita representa importante atividade de extensão realizada pelos alunos.

“Queremos criar condições para que o aluno conheça a realidade na qual está inserido e faça parte de ações junto à sociedade. Esse objetivo está em consonância com a responsabilidade social, um dos valores que pautam a atuação do NPJ”, enfatizou.

Além de Anderson e Christine, os alunos Clara Lambret Frotté Silva, Débora Fiszman Igrejas Lopes e Vinícius Moura Dutenkefer participaram da visita, acompanhados da Supervisora da Clínica LAJES, Ana Paula Sciammarella.

A Casa Amarela fica na Ladeira do Barroso nº 226, Gamboa, Rio de Janeiro.