Biblioteca inclui livro de professora da Direito Rio em lista de publicações recomendadas

quinta-feira
10/08/2017

O livro intitulado Latin America and the International Court of Justice: Contributions to International Law, organizado pela professora da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV (Direito Rio), Paula Wojcikiewicz Almeida, e pelo professor da École de droit de la Sorbonne, Jean-Marc Sorel, foi selecionado como ‘librarian’s choice’ pela Biblioteca do Palácio da Paz da Haia, sede da Corte Internacional de Justiça.

A obra, publicada em 2017 pela Editora inglesa Routledge, é fruto da colaboração de 25 personalidades internacionais provenientes das mais renomadas universidades e centros de pesquisa do mundo e analisa qualitativamente os julgados da Corte Internacional de Justiça que envolvem países latino-americanos e sua contribuição para o Direito Internacional.

O livro busca inovar na análise qualitativa da contribuição latino-americana ao Direito Internacional perante a Corte Internacional de Justiça por meio de uma perspectiva multifuncional. O estudo inclui a contribuição histórica da América Latina para o direito internacional, bem como a contribuição procedimental e material dos casos envolvendo Estados Latino-Americanos à Corte.

“A inclusão na lista ‘librarian’s choice’ do site do Palácio da Paz da Haia, considerada a mais importante biblioteca de Direito Internacional no mundo, confere indubitável reconhecimento internacional ao trabalho”, destaca a professora Paula Almeida.

Dentre os autores indicados pela referida biblioteca estão os renomados Philippe Couvreur, Malcom Shaw, Hugh Thirlway, J. G. Devaney, Juiz Antônio Augusto Cançado Trindade, Marc Milanovic e Michael Wood, Serena Forlati, Giorgio Gaja, Robert Kolb, dentre outros.

Para mais detalhes a respeito da obra, seus autores e obtenção do exemplar, acesse o site.