Com chancela da União Europeia, FGV seleciona para nova edição da Cátedra Jean Monnet

quinta-feira
04/01/2018

Com chancela da União Europeia, FGV seleciona para nova edição da Cátedra Jean Monnet

Cátedra Jean Monnet da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) recebe inscrições para a próxima edição do curso de Regionalismo Comparado. Essa edição terá como convidados professores de renome nacional e internacional, em especial, da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica), Anne Weyembergh e Ramona Coman. O curso é gratuito, não possui pré-requisitos e é aberto aos alunos de graduação e pós-graduação, que devem se candidatar até 22 de janeiro para o processo seletivo.

As aulas iniciam dia 21 de fevereiro e, além de estudos sobre Direito Institucional da União Europeia e Mercosul, abordarão temas como: Direitos Humanos, Direito e Religião, Oriente Médio, Refugiados e Imigração, Direito Tributário Comparado e Harmonização do Direito Internacional Privado na União Europeia.

O curso, coordenado pela professora de Direito Internacional da FGV Direito Rio, Paula Wojcikiewicz Almeida, tem o apoio da Comissão Europeia e se insere no objetivo do bloco de estimular o ensino, a pesquisa e a reflexão de temas relacionados à integração regional em instituições de ensino superior dentro e fora do bloco. Um de seus focos é a criação de redes de conhecimento com outras Cátedras Jean Monnet na Europa e demais continentes, de forma a promover um intercâmbio de ideias e fomentar a pesquisa entre seus participantes e a divulgação das atividades de ensino e pesquisa realizadas na FGV.

Além de orientar pesquisas sobre temas relacionados à integração europeia e incentivar novas gerações de docentes e pesquisadores, os professores da Cátedra também preparam os alunos buscando sua inserção profissional em um mercado de trabalho global, cuja demanda é crescente por profissionais capazes de manejar diferentes sistemas jurídicos e as regras específicas de todos os países que compõem a UE.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.