Com chancela da União Europeia, FGV seleciona para nova edição da Cátedra Jean Monnet

quinta-feira
04/01/2018

Cátedra Jean Monnet da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) recebe inscrições para a próxima edição do curso de Regionalismo Comparado. Essa edição terá como convidados professores de renome nacional e internacional, em especial, da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica), Anne Weyembergh e Ramona Coman. O curso é gratuito, não possui pré-requisitos e é aberto aos alunos de graduação e pós-graduação, que devem se candidatar até 22 de janeiro para o processo seletivo.

As aulas iniciam dia 21 de fevereiro e, além de estudos sobre Direito Institucional da União Europeia e Mercosul, abordarão temas como: Direitos Humanos, Direito e Religião, Oriente Médio, Refugiados e Imigração, Direito Tributário Comparado e Harmonização do Direito Internacional Privado na União Europeia.

O curso, coordenado pela professora de Direito Internacional da FGV Direito Rio, Paula Wojcikiewicz Almeida, tem o apoio da Comissão Europeia e se insere no objetivo do bloco de estimular o ensino, a pesquisa e a reflexão de temas relacionados à integração regional em instituições de ensino superior dentro e fora do bloco. Um de seus focos é a criação de redes de conhecimento com outras Cátedras Jean Monnet na Europa e demais continentes, de forma a promover um intercâmbio de ideias e fomentar a pesquisa entre seus participantes e a divulgação das atividades de ensino e pesquisa realizadas na FGV.

Além de orientar pesquisas sobre temas relacionados à integração europeia e incentivar novas gerações de docentes e pesquisadores, os professores da Cátedra também preparam os alunos buscando sua inserção profissional em um mercado de trabalho global, cuja demanda é crescente por profissionais capazes de manejar diferentes sistemas jurídicos e as regras específicas de todos os países que compõem a UE.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.