Direito Rio promove aula de encerramento da disciplina Dimensões do Estado de Direito e Princípios da Administração Pública

quinta-feira
29/12/2016

Na última terça-feira, dia 13 de dezembro, foi realizado o último encontro da disciplina Dimensões do Estado de Direito e Princípios da Administração Pública, oferecida pela primeira vez em conjunto com a PUC-PR. Além dos alunos da FGV Direito Rio, participaram os alunos inscritos na disciplina Direito Administrativo Inclusivo, Direitos Sociais e Desenvolvimento (PUCPR), que também contou com discentes da Unicuritiba e da UniBrasil. O curso foi coordenado pelos professores Fernando Leal (FGV Direito Rio), Daniel Hachem e Emerson Gabardo (ambos da PUC-PR).

Para o aluno André Augusto Corrêa Cunha "foi uma excelente experiência cursar a disciplina Dimensões do Estado de Direito e Princípios da Administração Pública no segundo semestre do curso de mestrado acadêmico em Direito da Regulação. Em primeiro lugar devo ressaltar a qualidade dos professores que conduziram todos os três módulos de maneira dinâmica, de forma a exigir a participação de todos para as reflexões acerca das matérias explanadas nas aulas. A seleção de textos também foi muito bem feita de forma a concatenar as ideias a cada módulo. Ressalta-se, ainda, a relevante e necessária integração dos alunos de diversas instituições que além de trocarem ideias entre si, entraram em contato com novos professores, enriquecendo a formação acadêmica do corpo discente.”

Já o aluno Henrique Sampaio de Azevedo acredita que "o material apresentado no curso em muito contribuiu para a compreensão da estrutura dos princípios jurídicos e do Estado de Direito, além disso, também forneceu um instrumental metodológico para a minha formação acadêmica como um todo. Isso foi possível graças ao empenho dos três professores envolvidos, que, a partir de diferentes perspectivas, contribuíram para o amplo desenvolvimento da matéria. Por fim, por se tratar de disciplina conjunta com outros programas de pós-graduação, houve um ganho relevante nas discussões e apresentações em aula dado o intercâmbio acadêmico entre os alunos, que apresentaram visões diversas sobre todos os temas.”

A disciplina foi realizada ao longo do segundo semestre, com aulas no Rio de Janeiro e em Curitiba, e contou com sempre com a participação de professores das duas instituições em sala de aula.