Direito Rio promove II Seminário Brasil x Noruega

segunda-feira
24/10/2016

Direito Rio promove II Seminário Brasil x Noruega

Direito Rio promove II Seminário Brasil x Noruega

O Brasil vive um momento de transição na indústria de óleo e gás, decorrente de mudanças na orientação política para o setor e do preço internacional do petróleo, dentre inúmeros fatores. Após quase uma década de crescimento contínuo impulsionado pelas descobertas de óleo do pré-sal e vultosos investimentos, a indústria passou a conviver com uma queda expressiva de receitas, de geração de empregos e de confiança. Para falar sobre o tema, a Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV (Direito Rio), em parceria com a Associação Brasileira dos Armadores Noruegueses (ABRAN) com o apoio do Consulado Geral da Noruega no Rio, da Innovation Norway e do The Research Council of Norway, realiza o “II seminário Brasil x Noruega – O momento de transição da indústria de óleo e gás brasileira e os desafios da regulação do setor marítimo e offshore” no dia 25 de outubro, das 8h30 às 13h30, no auditório do edifício-sede da FGV, no Rio de Janeiro.

O objetivo do seminário é estreitar os laços de amizade entre o Brasil e a Noruega, compartilhar experiências e discutir os principais aspectos regulatórios que reduzem o potencial de crescimento do setor marítimo e offshore e as alternativas existentes para atração de investimentos e desenvolvimento sustentável.

O seminário faz parte do calendário de atividades do Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação da DIREITO RIO e vai reunir autoridades e especialistas em Direito Marítimo e regulação estatal do Brasil e da Noruega.

A programação conta com a abertura pela Vice-Ministra de petróleo e energia da Noruega, Ingvil Smines Tybring-Gjede, pela Cônsul Geral da Noruega no Rio, Sissel Hodne Steen, pelo Presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal e pelo Presidente da Associação Brasileira dos Armadores Noruegueses, José Roberto Neves.

O primeiro painel abordará a importância dos órgãos reguladores e de um bom ambiente regulatório no país e terá a participação do Vice-Diretor da FGV Direito Rio, Professor Sergio Guerra, da Diretora do Departamento Marítimo da Noruega Birgit Løyland, do Contra-Almirante José Luiz Ribeiro da Diretoria de Portos e Costas, além de Superintendente de Regulação da ANTAQ Dra. Flavia Morais Lopes Takafashi e da Profª da FGV Direito Rio Patrícia Sampaio.

O segundo e último painel abordará o momento de transição da indústria de óleo e gás brasileira e os impactos para a indústria do transporte marítimo e offshore e terá a participação do Professor da PUC Rio Alfredo Renault, do Vice-Presidente Executivo da Teekay Brasil, Alex Tischendorf, do Presidente DeepSea Supply Brasil Abilio Mello, do Vice-Presidente da Farstad Americas, Felipe Meira e do Vice-Presidente Senior do Banco DNB, Tom Mario Ringseth.