Direito Rio recebe inscrições para edição especial da Cátedra Jean Monnet

terça-feira
27/06/2017

Direito Rio recebe inscrições para edição especial da Cátedra Jean Monnet

Direito Rio recebe inscrições para edição especial da Cátedra Jean Monnet

A Cátedra Jean Monnet, da Escola de Direito do Rio de Janeiro, recebe inscrições para a próxima edição do curso de Regionalismo Comparado. Esta edição terá como convidados especiais os professores da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica), Emmanuelle Bribosia, Isabelle Rorive e Erik Van den Haute. O curso é gratuito e não possui pré-requisitos e é aberto aos alunos de graduação e pós-graduação, que têm até o dia 14 de julho para se candidatarem ao processo seletivo.

As aulas iniciam dia 2 de agosto e, além de estudos sobre a União Europeia, abordarão também temas relacionados ao Direito Internacional, Direito das Organizações Internacionais e Direitos Humanos, com enfoque também em outros sistemas de integração, como o Mercosul, a Comunidade Andina, o Sistema Centro-Americano de Integração e a Aliança do Pacífico.

O curso, coordenado pela professora de Direito Internacional e Europeu da Direito Rio, Paula Wojcikiewicz Almeida, tem o apoio da Comissão Europeia e se insere no objetivo do bloco de estimular o ensino, a pesquisa e a reflexão de temas relacionados à integração europeia em instituições de ensino superior dentro e fora do bloco. Um de seus focos é a criação de redes de conhecimento com outras Cátedras Jean Monnet na Europa e demais continentes, de forma a promover um intercâmbio de ideias e fomentar a pesquisa entre seus participantes e a divulgação das atividades de ensino e pesquisa realizadas na FGV.

Além de orientar pesquisas sobre temas relacionados à integração europeia e incentivar novas gerações de docentes e pesquisadores, os professores da Cátedra também preparam os alunos buscando sua inserção profissional em um mercado de trabalho global, cuja demanda é crescente por profissionais capazes de manejar diferentes sistemas jurídicos e as regras específicas dos 28 países-membros que compõem a UE.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.