FGV Direito Rio e Editora FGV trazem ao Brasil obra que reavalia Constituição norte-americana

sexta-feira
19/02/2016

FGV Direito Rio e Editora FGV trazem ao Brasil obra que reavalia Constituição norte-americana

FGV Direito Rio e Editora FGV trazem ao Brasil obra que reavalia Constituição norte-americana

A Constituição norte-americana é democrática? A provocante pergunta é título do livro de Robert Dahl que chega ao Brasil por meio FGV Direito Rio e da Editora FGV. A obra do renomado cientista político americano questiona até que ponto a Constituição norte-americana promove metas democráticas e revela os elementos potencialmente antidemocráticos do texto, em vigor desde 1787.

Ganhador do Johan Skytte Prize, considerado o Nobel da Ciência Política, Dahl argumenta, em sua obra, que não se deve ter medo de examinar a Constituição americana e de considerar alternativas para chegar a uma sociedade mais democrática. O autor também traça um comparativo entre o sistema constitucional norte-americano com outros sistemas democráticos e investiga a possibilidade de alterar o sistema político para alcançar maior igualdade entre os cidadãos.

Dahl (1915 – 2014), um dos mais importantes cientistas políticos do século XX, foi um dos fundadores da moderna análise política e participou da “behavioral revolution”, que enfatizava a observação do comportamento político real e a análise cuidadosa das evidências empíricas apresentadas para apoiar proposições teóricas. O cientista político era conhecido por possuir uma teoria pluralista da democracia, que valorizava conflitos e instabilidade como fatores capazes de impedir o monopólio do poder por uma maioria. Porém, por outro lado, entendia que a excessiva proteção dos direitos das minorias tende a consolidar as divisões.

Essas ideias polêmicas, dentre tantas outras, traduzem a relevância desse livro, que finalmente chega às mãos do leitor brasileiro através da tradução de Vera Ribeiro e primorosa revisão técnica do professor titular da FGV Direito Rio Mário Brockmann Machado, PhD em Ciência Política pela Universidade de Chicago, que também assina a orelha da obra.

Robert A. Dahl foi titular da cátedra Sterling de Ciência Política, professor emérito da Universidade Yale e ex-presidente da Associação Norte-americana de Ciência Política. É autor de numerosos livros, alguns lançados no Brasil, como Sobre a Democracia (Ed. UnB); Poliarquia: participação e oposição (Ed. USP); Um Prefácio à Democracia Econômica (Ed. Jorge Zahar); Um Prefácio à Teoria Democrática (Ed. Jorge Zahar); e Análise Política Moderna (Ed. UnB).

Acesse o site da Editora FGV e conheça a obra.