Futuro da internet global é debatido por especialistas em Oxford

quinta-feira
17/11/2016

Futuro da internet global é debatido por especialistas em Oxford

Futuro da internet global é debatido por especialistas em Oxford

Ainda teremos uma única internet global em 2025? A provocativa questão será o tema de um debate promovido pela Fundação Ditchley, de Oxford, de 17 a 19 de novembro. O encontro vai reunir especialistas em governança da internet, dentre os quais o pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV (Direito Rio), Luca Belli.

Único especialista da América Latina que vai participar do evento, Belli vai apresentar o artigo “Net Neutrality, Zero Rating and the Minitelisation of the Internet”. No trabalho, o autor explica a evolução do debate sobre a gestão do tráfego na internet e a neutralidade da rede. Ele argumenta que algumas práticas de patrocínio de aplicativos (ou zero rating) podem fragmentar a Internet. Segundo o pesquisador, isso pode transformar os usuários de Internet em consumidores passivos de aplicativos predefinidos, em vez de serem usuários ativos, capazes de utilizar a rede para receber e difundir livremente novas tecnologias.

Estabelecida em 1958 para promover o aprendizado internacional e reunir especialistas transatlânticos e globais para discutir questões internacionais, a Fundação Ditchley reúne líderes profissionais e especialistas de todo o mundo para ajudar a moldar políticas sobre as principais questões internacionais de atualidade.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site.