NPJ promove visita a presídio feminino

terça-feira
04/11/2014

NPJ promove visita a presídio feminino

Alunos da FGV DIREITO RIO visitam a Penitenciária Talavera Bruce no próximo dia 11 de novembro. Os estudantes que irão conhecer o presídio feminino no Complexo de Gericinó cursam a Clínica LADIF – Laboratório de Assessoria Jurídica em Direitos Fundamentais – do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

Ao longo deste semestre, o LADIF elabora um parecer jurídico sobre as condições de maternidade na prisão para entregar para o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Nudedh da DPGE/RJ). Sob a supervisão das professoras e advogadas Celina Beatriz Mendes de Almeida e Júlia de Lamare, os alunos analisam as particularidades em torno da proteção dos direitos humanos das presas grávidas.

“A visita especificamente à unidade materno-infantil permitirá uma vivência prática fundamental para a formação dos alunos”, afirma o Coordenador do NPJ, professor André Mendes, que acompanhará a visita.

A Defensora Pública Dra. Gislaine Ferreira também participará da atividade, cujo início está previsto para às 10h no presídio.

Essa é a terceira vez que alunos visitam uma unidade prisional. Em 2013, os participantes do LADIF visitaram o presídio Industrial Esmeraldino Bandeira, unidade masculina também localizada no Complexo de Gericinó. No primeiro semestre deste ano, outro grupo de alunos que cursou a Clínica também teve a oportunidade de realizar a visitação ao Talavera Bruce. Todas as visitas são precedidas de autorização da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (SEAP/RJ).