Supremo em Números: XLDB Workshop debate gestão e análise de bancos de dados gigantes

quinta-feira
05/06/2014

Um grande evento para debater base de dados extremamente grandes. Essa foi a proposta do Extremely Large Databases (XLDB) Workshop, realizado nos dias 3 e 4 de junho no Observatório Nacional, do Rio de Janeiro. Por conta do projeto Supremo em Números, a FGV DIREITO RIO foi uma das instituições convidadas para debater a gestão e análise de conjuntos de dados em escala extrema, além de facilitar o desenvolvimento e crescimento de tecnologias adequadas.

A FGV DIREITO RIO foi representada pelo pesquisador do projeto Supremo em Números, Daniel Chada. Ele apresentou o histórico do projeto, iniciado em 2010, que avalia de maneira quantitativa as decisões do Supremo Tribunal Federal. Ele também apontou os próximos passos do projeto, o chamado Supremo 2.0.

“A ideia é criar uma plataforma de visualização quantitativa de dados jurídicos, algo inovador, que vai permitir a visualização de dados da massa de processos do STF de uma maneira rápida e intuitiva, sem necessidade de ter conhecimento de programação”, explicou Daniel.

O XLDB é composto por uma comunidade multidisciplinar que se reúne desde 2007 na Universidade de Stanford, na California (EUA). Eventos como o realizado no Rio de Janeiro são organizados em diferentes locais do mundo para envolver a comunidade global nos debates sobre os desafios de gerir grandes bases de dados. A multidisciplinaridade deve-se a presença de profissionais do Google, Yahoo, Fiocruz, Instituto Nacional de Meteorologia, Observatório Nacional, Petrobras, Observatório Europeu do Sul, Instituto Militar de Engenharia, entre outros.