Sobre

Proposta Inovadora de Ensino

Os cursos de Pós-graduação lato sensu, referência no Rio de Janeiro, e os Cursos de Educação Continuada possuem formação multidisciplinar e preparam profissionais com habilidade para lidar com questões atuais e emergentes em um cenário de globalização. 

Na fórmula acadêmica adotada, o aluno figura como elemento central do processo de aprendizagem, deixando para trás as exposições baseadas em dogmas e carentes de debates. Há, nos programas, aulas em que o método de casos será utilizado como meio para fomentar as discussões, adaptado a uma linguagem desprovida de formalismo. 

Inovação e Excelência na Educação Continuada

Os resultados positivos obtidos pelos cursos de Pós-graduação da FGV DIREITO RIO são reflexo direto do compromisso com a consistência acadêmica dos programas oferecidos e a escolha de professores qualificados e reconhecidos em suas áreas de atuação. A infraestrutura de ponta, um processo seletivo rigoroso e a utilização de uma metodologia inovadora no ensino do Direito são diferenciais que resultam em cursos com alto grau de aprovação pelo mercado.

Nossos Diferenciais

  • Tradição e Reputação da Fundação Getulio Vargas que pressupõe a formação de profissionais que ajudem a pensar o Brasil a longo prazo. Dessa forma, a metodologia inovadora aliada à experiência de mais de meio século da FGV e à reputação conquistada no mercado, faz do FGV Law Program uma grande inovação no ensino jurídico continuado.
  • Contato permanente e direto com os mais importantes profissionais do segmento jurídico. 
  • Inovação e diferenciação da metodologia de ensino através de participação ativa do aluno que desenvolve o raciocínio crítico e analítico por meio de estudos de caso. 
  • Seleção criteriosa de alunos de forma a proporcionar integração necessária ao melhor aproveitamento e debates de excelente nível em sala de aula. 
  • Excelência no Corpo Docente formado, em sua maioria, por doutores e mestres. A capacidade de aliar um grupo de professores que efetivamente se encontram na linha de frente no mercado à consistência didática dos cursos, à uniformidade acadêmica e, sobretudo, ao comprometimento com programas e atualidades.
  • Material didático próprio desenvolvido por pesquisadores e equipes técnicas altamente qualificadas.
  • Acompanhamento e avaliações permanentes e minuciosas realizadas por assistentes de ensino em salas de aula e pela equipe acadêmica que coordena o Programa para garantir a excelência da proposta.
  • Infraestrutura desenvolvida para proporcionar o conforto necessário ao melhor aprendizado com Ambiente Informatizado possibilitando aos alunos o acesso prévio ao material didático, ao programa das aulas e a diversas outras informações acadêmicas.
  • A proposta possibilita, ainda, a realização de debates e discussões virtuais, estimulando a comunicação e interação entre alunos e professores. 
  • Networking estimulado pela troca de experiências em sala de aula entre os alunos e os professores. 
  • Convênios internacionais e participação da Escola em entidades globais voltadas a facilitar a cooperação em pesquisa e métodos de ensino, assim como para proporcionar a inserção dos nossos alunos no mundo globalizado.
  • Intercâmbio com a Escola de Direito de São Paulo, proporcionando aos alunos da pós-graduação a oportunidade de cursar, em São Paulo, disciplinas oferecidas pelo Gvlaw. Este diferencial faz parte do plano estratégico da FGV de aproximar duas escolas com reconhecida excelência no âmbito nacional e internacional.

Informações Gerais

  • Os candidatos aprovados pelo Comitê de Seleção somente estarão aptos a efetuar a matrícula para o semestre em que se inscreveram. A matrícula sempre ficará condicionada à disponibilidade de vagas;
  • A coordenação da FGV DIREITO RIO se reserva o direito de cancelar o curso que não atingir um número mínimo de inscrições;
  • As datas de encerramento apontadas nos cursos são indicativas, podendo sofrer alterações;
  • A lista de professores poderá, excepcionalmente, sofrer modificações em caso de imprevistos;
  • As áreas de concentração no LL.M em Direito Empresarial serão escolhidas entre aquelas viabilizadas em cada semestre;

 

 

Equipe e Colaboradores

Coordenação

  • Rafael Alves de Almeida
    - Coordenador de Pós-graduação Lato Sensu
    Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, pelo Instituto de Economia da UFRJ. LL.M em International Business Law pela London School of Economics and Political Science  – LSE. Mestre em Regulação e Concorrência pela UCAM. Formado pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de...
  • Paulo César M. Cunha
    - Coordenador Adjunto de Pós-graduação Lato Sensu
    Doutorando em Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Mestre e Especialista em Direito Empresarial pela UCAM. Especialista em Advocacia Pública pela UERJ. Coordenador-Adjunto da Pós-graduação Lato Sensu do FGV Law Program. Sócio do escritório Juruena &...
  • Fernanda Aquilão
    - Coordenadora Acadêmica de Pós-graduação Lato Sensu
    Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela UCAM e em Gestão de Pessoas pela FGV. Graduada em Direito pela UCAM. Professora convidada, atuando como responsável pelas disciplinas de Fundamentos de Direito Contratual e Litígios na Área de Tecnologia e Propriedade Intelectual no LLM em Direito...

Depoimentos

  • Optei pela Escola pela reputação da FGV e pela constatação de que no corpo docente estavam alguns dos melhores juristas da atualidade. A pós-graduação em Direito do Estado e da Regulação está plenamente alinhada com meus interesses profissionais e acadêmicos. Para quem trabalha com regulação, esta pós representa um importante instrumento de amadurecimento e evolução profissional.  O curso tem uma abordagem interdisciplinar interessante, que permite analisar a regulação sob aspectos econômicos, administrativos e jurídicos.

    Luciano Portal Santanna - Pós-graduação em Direito do Estado e da Regulação -
    Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)
  • Por motivo profissional, tive o interesse de me pós-graduar em Direito Tributário. Dessa forma escolhi a FGV DIREITO RIO que tem todas as credenciais de uma instituição de renome e excelência! Espero finalizar o curso com uma visão critica, aprofundada e atualizada.

    Renato Ludwing - Pós-graduação em Direito Tributário -
    Subsecretário de Formação e Qualificação Profissional - Secretaria de Estado de Trabalho e Renda – RJ – Direito Tributário
  • Escolhi por ser um reconhecido centro de excelência acadêmica, com abordagem jurídica moderna e baseada no método socrático de aprendizado. Optei pela Pós-Graduação para ampliar os meus conhecimentos jurídicos, notadamente na área de direito público. Além disso, a temática da regulação e seus efeitos nos setores regulados é uma área de conhecimento cada vez mais relevante. Após o término do curso espero, com o conhecimento adquirido, ampliar a minha área de atuação profissional.

    Mila Vio - Pós-graduação em Direito do Estado e da Regulação -
    Gerente da Souza Cruz S/A
  • A FGV DIREITO RIO se destaca pela excelência na qualidade dos cursos que ministra. Hoje, após trinta e seis anos de exercício profissional, eu não escolheria uma escola que não oferecesse ensino de excelente qualidade, como a FGV, por não acreditar em cursos jurídicos superficiais.  A Faculdade de Direito da FGV é excelente, já haviam me falado alguns colegas, mas agora, cursando o L.L.M. Litigation, em apenas dois meses de curso pude constatar a veracidade dos informes que tinha.

    José Luis Monteiro Borges - LL.M. Litigation -
    Advogado Sênior da Petrobras
  • Escolhi a FGV DIREITO RIO por reconhecer a instituição como uma referência no ensino jurídico do Rio de Janeiro, com foco na atividade empresarial. Contribuiu ainda para a minha escolha a experiência extremamente positiva que tive na Escola quando participei da primeira turma de MBA em Poder Judiciário no Rio de Janeiro. Com os ensinamentos e a troca de experiências que terei durante essa pós-graduação, acredito que poderei avaliar, com maior amplitude, as questões que se encontram sob minha responsabilidade, gerando mais resultados na minha prática.

    Rodrigo Moreira de Souza Carvalho - Pós-graduação em Direito Empresarial -
    Gerente Jurídico de Contencioso Trabalhista e Previdenciário da Vale S/A

Contatos

Informações:
Tel: (21) 3799-5350 (das 9h às 18h)
Fax: (21) 3799-5336
direitopec@fgv.br

Secretaria:
Sede FGV (Botafogo): (21) 3799-5353 (das 9h às 19h)
FGV Centro: (21) 3799-5247 (das 9h às 22h)
secretaria.pec@fgv.br
 

Locais das Aulas:

Sede FGV - Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, RJ 
FGV Centro - Rua da Candelária, 6 - Centro, RJ