Fellows in Rio - Programa de Bolsas para Doutores e Doutorandos - Os Bolsistas

 

 

 

Fellows in Rio 2017-2018

David Cassuto

Americano. Professor da Elisabeth Haub School of Law na Pace University, no Estado de Nova Iorque. Bacharel e Doutor em Literatura, David se graduou em Direito pela University of California (Berkeley). David tem extensa produção acadêmica sobre questões literárias, jurídicas e ambientais. Atualmente é o diretor do Brazil American Institute for Law and Environment (BAILE), além de atuar como advogado associado ao Animal Legal Defense Fund (ALDF). David estará vinculado ao CPDE - Centro de Pesquisa em Direito e Economia.

Félix Blanc

Francês. Doutor e mestre em Ciência Política pela École des Hautes Etudes (EHESS), onde também realizou pesquisas de pós-doutoramento. Félix é bacharel em Filosofia pela Université de Rennes 1 e em Ciência Política pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Sua experiência profissional abrange trabalhos como consultor no Institut de Recherche Stratégique de l’École Militaire (IRSEM) e como membro da ONG Internet Sans Frontières (ISF) e chefe da Secretaria de Política Pública. Sua pesquisa como Fellow na FGV envolve interconectividade e governança na Internet. Félix   estará associado CTS - Centro de Tecnologia e Sociedade.

Fernanda Melo da Escóssia

Brasileira. Fernanda é jornalista, professora universitária, mestra em Comunicação pela UFRJ e doutoranda em História, Política e Bens Culturais no CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil) na FGV. Foi repórter, subeditora e editora com atuação em grandes veículos de comunicação, como Folha de S. Paulo e O Globo. Como jornalista, cobriu temas ligados a direitos humanos, cidadania e políticas públicas, hoje abordados em sua tese de doutorado, sobre brasileiros sem documentação, e em sua proposta de pesquisa como Fellow na FGV, Fernanda estará associada ao CJUS - Centro de Justiça e Sociedade.

Juliana Cesario Alvim Gomes

Brasileira. Graduada, mestre e doutoranda em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de mestre (LL.M) pela Yale Law School e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou perante o Supremo Tribunal Federal pela Clínica de Direitos Fundamentais da Faculdade de Direito da UERJ, projeto do qual foi cofundadora, e da Corte Inter-Americana de Direitos Humanos pelo Center for Justice and International Law (CEJIL). Foi ainda professora de Direito Constitucional na UERJ e na UFRJ. Sua linha de pesquisa está voltada para direitos de minorias e direitos sexuais. Juliana estará associada ao CJUS - Centro de Justiça e Sociedade.

Fellows in Rio 2016-2017

Barrie Sander

Orginalmente de Londres, Barrie é doutorando no Gradutate Institute em Geneva. Sua pesquisa foca na construção de narrativas históricas por parte das Cortes e Tribunais Penais Internacionais. Barrie é bacharel em Direito pelo Jesus College, Universidade de Cambridge, e possui Mestrado em Direito Internacional Publico pela Universidade de Leiden. Tem experiência vasta perante instituições internacionais, incluindo o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia, a Corte Permanente de Arbitragem e a delegação da União Europeia na Organização das Nações Unidas em Nova York. Barrie é co-fundador da ‘Just Innovate’, uma associação suíça que tem como missão inspirar e facilitar a inovação dentro das comunidades estudantis. Durante seu tempo na FGV Direito Rio, Barrie estará associado ao CJUS  - Centro de Justiça e Sociedade.

Stanley Shanapinda

Stanley é um doutorando namíbio no Centro de Cyber Segurança (ACCS) da Universidade de New South Wales (UNSW) na Austrália. Ele possui mestrado em Administração com concentração em Políticas em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e Regulação pela Universidade de Witwatersrand, Joanesburgo, África do Sul. Stanley atualmente pesquisa sobre a relação tripartite entre aplicação das leis, acesso à informação pelas agências nacionais de segurança e metadata de telecomunicações, bem como o desenvolvimento de tecnologias da comunicação e o papel de supervisão e fiscalização. Ele também é jornalista assistante no Jornal de Segurança da Informação: Uma Perspectiva Global e advoga perante o Tribunal Superior da Namíbia. Stanley foi o primeiro CEO da Autoridade Regulatória de Comunicações da Namíbia. Antes desta experiência, ele foi assessor jurídico chefe da equipe de aconselhamento jurídico na Telecom Namibia Limited. Stanley estará associado ao CTS – Centro de Tecnologia e Sociedade de FGV Direito Rio.

Ivar Hannikainen

Ivar é um pesquisador espanhol e doutor em Filosofia pela Universidade de Sheffield, Reino Unido. Sua tese de doutorado foca em como os valores políticos e morais podem surgir de traços psicológicos. Atualmente, Ivar estuda o papel dos fatores psicológicos no processo decisório judicial, através de uma mistura de de pesquisa experimental a analises quantitativas de estudos de caso. Foi previamente pesquisador visitante no Departamento de Psicologia de Harvard e Brown, nos Estados Unidos, e passou dois anos como pós-doutor associado no Departamento de Direito da Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Ivar estará associado ao CJUS –  Centro de Justiça e Sociedade na FGV Direito Rio.

Maria José Schmidt-Kessen

Maria-José é uma pesquisadora germano-espanhola e doutoranda no Instituto Universitário Europeu em Florença, Itália. Ela é bacharela em Direito Europeu pela Universidade de Maastricht, e possui mestrado pela Escola de Direito da Universidade Católica de Lisboa. Maria-José estagiou previamente perante a Câmara de Recursos do Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia em Alicante, Espanha, na Autoridade de Concorrência Alemã e no Tribunal Federal de Patentes Alemão. Em 2015, ela foi pesquisadora visitante na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Sua tese de doutourado foca na interface entre Propriedade Intelectual e Direito da Concorrência. Maria José estará associada ao CPDE - Centro de Pesquisa em Direito e Economia  da FGV Direito Rio.

Helen Eenmaa-Dimitrieva

Helen Eenmaa-Dimitrieva é estoniana e possui mestrado (LL.M) e doutorado (J.S.D.) pela Yale Law School, nos Estados Unidos. Fundadora e Diretora do Programa de Estudo e Pesquisa em Direito da Informática na Estónia (www.ut.ee/itlaw), ela também é pós-doutoranda pesquisadora em Direito da Tecnologia e da Informação na Universidade de Tartu, Estônia. Helen é a principal organizadora da conferência anual sobre Direito da Tecnologia e da Informação na Estónia e da próxima  Conferência SubTech 2018 na Europa. Seu trabalho sobre Direito da Tecnologia e da Informação foi reconhecido como a "Ideia do Ano" e premiado em 2013 pela Associação Estônia de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Suas publicações mais recentes incluem estudos sobre os fundamentos teóricos da responsabilidade civil, com foco nas divergências entre as teorias econômicas e filosóficas respectivas. Seus próximos trabalhos concentram-se em crimes cibernéticos e responsabolidade civil, a lógica da regulação jurídica subjacente aos serviços eletrônicos seguros e os pré-requisitos legais da Economia em Tempo Real. Helen será associada do CTS e do CPDE, respectivamente, os Centros de Tecnologia e Sociedade e Direito e Economia da FGV Direito Rio.

Fellows in Rio 2015-2016

Alexander Hudson

Canadense. Doutorando no Departamento de Governança da Universidade do Texas em Austin (EUA). Anteriormente obteve um bacharelado pela Pensacola Christian College (EUA e um mestrado na Universidade de Waterloo (Canadá). Como assistente de pesquisa no Comparative Constitutions Project, Alex foi membro fundamental do time que criou o constituteproject.org, uma coleção semanticamente indexada de todas as constituições vigentes. Sua pesquisa examina o impacto da participação pública no processo de desenvolvimento de constituições. Alexander estará associado ao Centro do Justiça e Sociedade (CJUS) e ao Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) na FGV Direito Rio.

Konstantina Bania

Grega. Doutoranda pelo Instituto Universitário Europeu de Florença (Itália). Konstantina possui dois mestrados (Instituto Universitário Europeu e Universidade Vrije de Bruxelas) e um MBA em Ciência de Negócios pela Universidade de Barcelona (Espanha). Ela foi pesquisadora no Instituto de Radiodifusão Europeu de Genebra (Suíça) e professora visitante da Escola de Direito de Fordham em Nova Iorque (EUA). Sua pesquisa foca na áreas de Direito competitivo e Direito de ICT. Ela trabalhou tanto no serviço público (Comissão Europeia) como em setores privados, tendo também recebido bolsas e prêmios da EBU, CLaSF, a EUI, IKY e da IES. Konstantina estará associada ao Centro de Tecnologia e Sociedade na FGV Direito Rio.

Natasha Schmitt Caccia Salinas

Brasileira. Professora de Direito na Escola de Negócios, Economia e Ciência Política da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Ela é graduada, mestre e doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), além de mestre (LL.M) pela Yale Law School. Sua pesquisa em andamento foca em políticas públicas legislativas, parcerias público-privadas e nas premissas organizacionais do direito administrativo. Ela estará associada ao Centro de Direito do Meio Ambiente (CDMA) na FGV Direito Rio.

Kosmas Kaprinis

Grego. Doutorando em Direito e Finanças da Universidade de Oxford. Tem mestrado em Direito pela mesma instituição e mestrado em Políticas Públicas pela Kennedy School of Government em Harvard. Graduou-se com honras na Universidade Brandeis (Bacharelado em Economia) e na Universidade Aristóteles (Bacharelado em Direito). Já trabalhou como especialista para o Banco Mundial e o para o setor privado. Sua pesquisa foca legitimidade democrática dos Bancos Centrais. Kosmas estará associado ao Centro de Pesquisa em Direito e Economia (CPDE) na FGV Direito Rio.

Fellows in Rio 2014-2015

Damjan Kukovec

Esloveno. Doutorando em Direito pela faculdade de direito da Universidade Harvard (EUA), possui mestrado (LL.M) pela mesma instituição. É graduado com honras em direito pela Universidade de Ljubljana, na Eslovênia. Foi Visiting Scholar na SciencesPo Paris. É advogado, tendo atuado na Corte Especial de Serra Leoa, na Corte de Justiça da União Europeia, e na Comissão Europeia. Sua pesquisa é voltada para a Teoria do Direito. Damjan estará vinculado ao Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV DIREITO RIO.

Elena Aydos

Brasileira. Doutoranda em Direito na Universidade de Sydney (Austrália) em cotutela com a Universidade de Tilburg (Holanda). É mestre em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em direito tributário e direito público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), foi assistente de docência na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre 2008 e 2009. Sua pesquisa é voltada para o Direito Ambiental e Direito Internacional Econômico. Elena estará vinculada ao Centro de Direito e Meio Ambiente (CDMA) da FGV DIREITO RIO.

Elif Erdemoglu

Turca. Doutoranda em Direito pela Universidade de Hamburgo (Alemanha). Possui mestrado em análise econômica do direito (LLM, triplo diploma) pelas Universidades de Manchester (Inglaterra), Bologna (Itália) e Hamburgo (Alemanha). É graduada em Direito pela Universidade de Galatasaray (Turquia). Foi Visiting Reseacher nas Universidades de Berkeley e de Harvard (EUA). Sua pesquisa é voltada para as intersecções entre o direito e a economia. Elif estará vinculada ao Centro de Pesquisa em Direito e Economia (CPDE) da FGV Direito Rio.

Evan Rosevear

Canadense. Doutorando em Ciência Política pela Universidade de Toronto (Canadá). Possui mestrado em ciência política pela mesma instituição, e bacharelado em Políticas Públicas e Administração pela Universidade de York (Canadá). É pesquisador associado Toronto Initiative for Economic and Social Rights. Sua pesquisa é voltada para a área de argumentação jurídica sobre direitos sociais. Evan estará vinculado ao Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV DIREITO RIO.

Kellen Trilha

Brasileira. Doutoranda em Direito pela SciencesPo Paris (França) e mestre pela Universidade de Paris Panthéon-Sorbonne (França). Possui diploma de direito comparado pela Universidade de Urbino Carlo Bo (Itália). Foi pesquisadora visitante na Universidade de Turim (Itália). Sua pesquisa é voltada para a área do direito internacional privado. Kellen estará vinculada ao Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV DIREITO RIO.

Konstantinos Stylianou

Grego. Doutorando pela Universidade da Pennsylvania (EUA). Possui mestrados (LL.M) pela Universidade Harvard (EUA) e pela Universidade Aristóteles de Thessaloniki (Grécia). É graduado em Direito com honras na Universidade Aristóteles de Thessaloniki (Grécia). Foi pesquisador visitante na Universidade Oxford (Inglaterra), tendo recebido bolsas de pesquisa da Comissão Fulbright e da Fundação Onassis, entre outras. Sua pesquisa é voltada para a área de direito da internet. Konstantinos estará vinculado ao Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio.

Nicolo Zingales

Italiano. Doutor em Direito pela Universidade Bocconi e bacharel em Direito pela Universidade de Bologna (ambas na Itália). Foi pesquisador visitante nas Universidades de Berkeley e Harvard (Estados Unidos), bolsista do Instituto Max Planck for Intellectual Property and Competition Law (Alemanha) e bolsista de pós-doutorado nas Universidades de Nova Iorque e no Graduate Institute of International and Development Studies de Genebra (Suíça). É professor do departamento de Direito da Universidade de Tilburg (Holanda). Sua pesquisa está focada na área de propriedade intelectual, direito da concorrência e governança na internet. Nicolo estará vinculado ao Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio.

Pedro Cantisano

Brasileiro. Doutorando em História pela Universidade de Michigan (EUA) e mestre (LL.M) pela mesma universidade. É graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pedro foi pesquisador e professor da FGV DIREITO RIO. Sua pesquisa está focada em História Legal. Pedro está associado ao Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV DIREITO RIO.