O Superendividamento no Brasil

Projeto: 

O Superendividamento no Brasil
46

Coordenação: 

4033
640
1895

Equipe: 

Início do projeto: 

07/07/2014

Status: 

Em andamento

A redução das taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras e o aumento do número de transações de crédito são apontados como fenômeno positivo e necessário para a mobilidade social no Brasil. Entretanto, um possível problema resultante dessa reestruturação do acesso ao crédito pode ser o superendividamento do consumidor brasileiro.

A pesquisa tem por objetivo formular uma definição conceitual do superendividado no Brasil, o que orientará a realização de um levantamento quantitativo (Survey) e/ou (experimentos) sobre o tema, acompanhar, durante a vigência do projeto, a evolução do superendividamento do consumidor de crédito brasileiro, realizar estudos, da perspectiva regulatória, das variáveis identificadas como determinantes para o superendividamento e, por fim, fornecer informações para a formulação de políticas públicas e regulação de acesso ao crédito.

O Projeto é desenvolvido por pesquisadores do CPDE em parceria com pesquisadores da University of Ilinóis at Urbana-Champaign através do Prof. Robert Lawless.