A Construção Jurisprudencial da Recuperação Judicial de Empresas

"A construção jurisprudencial da recuperação judicial de empresas", de autoria dos professores da FGV DIREITO RIO Luiz Roberto Ayoub e Cássio Cavalli, foi publicado pela prestigiosa Editora Forense. O livro é o resultado de uma intuição dos autores, segundo a qual a descrição legislativa da recuperação judicial, contida na Lei 11.101/05, é muito limitada quando comparada à riqueza do instituto conforme a sua construção jurisprudencial. Como costuma ocorrer na realidade da vida, a variedade de perspectivas, sutilezas e complexidades de um instituto revela-se apenas na aplicação dinâmica da lei, por obra da jurisprudência, e não nas suas descrições legislativas. Por isto, empreenderam os autores um vigoroso esforço de pesquisa que evolveu a coleta de milhares de decisões judiciais de 19 Tribunais de Justiça e do TST, STJ e STF. O objetivo dos autores era traçar um retrato detalhado da forma como a jurisprudência brasileira tem construído o instituto da recuperação judicial de empresas. O resultado é um livro de doutrina de grande qualidade, enriquecido por remissões a inúmeros acórdãos acompanhados de excertos que indicam a ratio decidendo, contendo as diversas e muitas vezes divergentes orientações encontradas nos Tribunais brasileiros. Nisto, aliás, reside mais uma das virtudes do livro que ora vai a público: os autores, como destacados conhecedores do tema, expõem a sua compreensão; mas não deixam de apontar, em detalhe, inclusive as correntes jurisprudenciais divergentes. Com efeito, "A construção jurisprudencial da recuperação judicial de empresas" constitui uma importante obra para magistrados, advogados, professores e acadêmicos, na busca por uma maior compreensão das diferentes abordagens jurisprudenciais sobre o tema.

Autor(es):

Lançamento: