O terceiro volume da coleção Superendividamento no Brasil mostra os resultados da segunda rodada de pesquisa nacional e avalia o endividamento dos consumidores no contexto da crise econômica de 2016. Os artigos trazem estudos empíricos da questão do superendividamento das famílias combinados com análises relativas ao cenário econômico e fiscal do país. As pesquisas presentes no livro demonstram que a noção de superendividamento é múltipla e o tema pode ser abordado a partir de diferentes perspectivas.
A obra traz um estudo sobre o perfil do superendividado brasileiro face ao agravamento da crise econômica em uma análise comparativa entre 2014 e 2016. Este volume ainda conta com pesquisas sobre o endividamento e a lucratividade de instituições financeiras, inclusão financeira e nova classe média, educação financeira como forma de enfrentar o superendividamento das pessoas e a falta de transparência da carga tributária sobre o consumo na percepção dos indivíduos.
As contribuições apresentadas neste livro mostram a necessidade, cada vez mais presente, tanto de políticas públicas com a finalidade de prevenir o problema de superendividamento dos indivíduos no Brasil; como de alternativas jurídicas para a resolução do problema, importantes não só para as famílias e indivíduos endividados, como para a sociedade como um todo.
- Páginas: 177
- Data de lançamento:
- ISBN: 978-85-362-7497-3
AS MÚLTIPLAS NOÇÕES DE SUPERENDIVIDAMENTO: CONTRIBUIÇÕES EMPÍRICAS AO CASO BRASILEIRO, Antônio José Maristrello Porto / Rafaela Nogueira, p. 7
O PERFIL DO SUPERENDIVIDADO BRASILEIRO FACE AO AGRAVAMENTO DA CRISE ECONÔMICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA 2014-2016, Patrícia Regina Pinheiro Sampaio / Rafaela Nogueira, p. 23
SUPERENDIVIDAMENTO NO BRASIL: A NOVA CONJUNTURA ECONÔMICA VAI SEPULTAR O PROBLEMA? Maria Paula Bertran, p. 41
INCLUSÃO FINANCEIRA, CONSUMO DE CRÉDITO E O SUPERENDIVIDAMENTO PESSOAL NO BRASIL, Paulo Augusto Franco de Alcântara, p. 61
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUPERENDIVIDAMENTO, Viviane Fernandes, p. 85
FALTA DE TRANSPARÊNCIA DA CARGA TRIBUTÁRIA SOBRE O CONSUMO: A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES, Melina de Souza Rocha Lukic / Thiago Barbosa Gil, p. 99
ARTIGOS DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DA ESCOLA DE DIREITO RIO - FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PUBLICIDADE E SUPERENDIVIDAMENTO, Amanda Alves / Carolina Neves / Gabriel Custódio / Julia Rezende / Juliana Poubel / Marcela Reis / Sara Moreira, p. 119
O SUPERENDIVIDAMENTO PESSOAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ÁFRICA DO SUL, Pedro de Abreu Monteiro Campos, p. 147