Curso de Inverno da FGV Direito Rio

Curso de Inverno da FGV Direito Rio

Período de inscrição: 

24/04/2019 até 31/05/2019

Período de aulas: 

15/07/2019 até 19/07/2019

Dia e Horário: 

Segunda a sexta - 8:30 às 16h

Carga Horária: 

30h

Local de Realização: 

Sede FGV - Praia de Botafogo, 190 - 8° andar

A Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio), comunica aos interessados a abertura do Processo de Seleção para a 4ª edição do Curso de Inverno da FGV Direito Rio.

Público Alvo: 

São elegíveis para o curso:

  1. alunos de Graduação em Direito da rede pública ou privada de ensino;
  2. alunos de Graduação em Direito que tenham completado ao menos o primeiro semestre letivo da faculdade;
  3. alunos de Graduação em Direito que tenham ao menos 18 anos na data de início da realização do curso.

 

Processo Seletivo: 

As inscrições ocorrerão entre os dias 24/04 até 31/05/2019.

O resultado do processo seletivo será publicado no site até o dia 07/06/2019.

Serão ofertadas 50 vagas.

Acesse aqui o resultado das solicitações de isenção de pagamento e pedidos de auxílio 

Acesse aqui o resultado do processo seletivo 

 

Objetivos: 

O Curso de Inverno FGV Direito Rio é um programa de uma semana voltado para alunos de direito de todo o Brasil.
Os alunos terão a oportunidade de debater com alguns dos principais professores da Escola, vivenciar o método participativo de aula e conhecer as linhas de pesquisa da FGV Direito Rio.

Investimento: 

Taxa de inscrição: R$ 50,00 (cinquenta reais).

O aluno aprovado deverá fazer o investimento de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais), que deverá ser pago via boleto bancário ou cartão de crédito até o dia 14 de junho de 2019.

Outras informações: 

Cabe ao participante arcar com despesas de manutenção, hospedagem, transporte e alimentação durante o período em que estiver matriculado no Curso de Inverno da FGV DIREITO RIO.

Poderá ser concedida isenção de pagamento do valor do curso, assim como ajuda de custos para os candidatos que comprovem excelência acadêmica e necessidade financeira por meio de solicitação específica.

As regras para solicitação de isenção de pagamento do valor do curso e de ajuda de custos serão regidas por edital próprio.

A FGV DIREITO RIO se reserva no direito de não conceder ajuda de custo caso não haja candidatura que preencha os requisitos necessários para obtenção do benefício.

 

Documentos importantes:

Edital de Bolsa Curso de Inverno 2019

Agenda Curso de Inverno 2019

 

 

Além dos docentes listados abaixo, foram convidados os professores Diego Werneck e Paulo Fernandes.

Professores

  • Daniel Dias

    Doutor em Direito Civil, na modalidade de doutorado-sanduíche, pela Universidade de São Paulo (2013- 2016), com período de pesquisa na Ludwig-Maximilians-Universität München (2014-2015), com bolsa concedida pelo Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Mestre em direito civil pela PUC-SP (2010-2012). Bacharel em Direito pela UFBA (2005-2009). Foi pesquisador visitante na Harvard Law School (2016-2017) e no Instituto Max-Planck de direito comparado e internacional privado em Hamburgo, na Alemanha (2015). Professor pesquisador do Centro de Pesquisas em Direito e Economia (CPDE).     

  • Fernando Leal

    Doutor em Direito pela Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, com bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Doutor e mestre em Direito Público pela UERJ. Coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu e membro do corpo docente permanente do Mestrado em Direito da Regulação da FGV DIREITO RIO. Professor da Graduação da FGV DIREITO RIO. Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria e Filosofia do Direito e Direito Constitucional, especialmente nos temas: metodologia do direito, teoria dos princípios, teoria da Constituição e interpretação constitucional, princípios da administração pública, desenhos institucionais, relações entre direito e ciência e aspectos constitucionais e teóricos da regulação. 

  • Gustavo da Rocha Schmidt

    Mestre em Direito da Regulação pela FGV Direito Rio (2016). Master of Laws pela New York University School of Law (2008). Bacharel em Direito pela PUC-RJ (2000). Professor da FGV Direito Rio desde 2008. É, ainda, sócio do escritório Schmidt, Lourenço & Kingston - Advogados Associados, Presidente do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem - CBMA e Procurador do Município do Rio de Janeiro. Foi eleito um dos advogados mais admirados do Brasil, pela Análise Advocacia 500, no ano de 2018. Tem experiência nas mais diversas áreas do direito, com ênfase no direito constitucional, administrativo, arbitragem, mediação e no contencioso cível e empresarial. É autor de livros e artigos, merecendo destaque a obra “Arbitragem na Administração Pública”, Editora Juruá, 1ª edição, 2018.

     

  • Ivar A. Hartmann

    Doutor em Direito Público pela UERJ. Mestre em Direito Público pela PUC-RS. LL.M pela Harvard Law School. Coordenador do projeto Supremo em Números. Pesquisador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV DIREITO RIO.

  • Ligia Fabris

    Doutoranda na Humboldt Universitat zu Berlin. Mestre e bacharel em Direito pela PUC-RJ.

  • Luca Belli

    Doutor em Direito Público - Université Panthéon-Assas (2014) e mestre em direito pela Università degli Studi di Torino. Fundador e coordenador da Coalizão Dinâmica sobre Neutralidade da Rede do Fórum de Governança da Internet das Nações Unidas, assim como é co-fundador e coordenador da Coalizão Dinâmica sobre a Responsabilidade da Plataforma e da Coalização Dinâmica sobre a Conectividade Comunitária.

  • Silvana Batini Cesar Góes

    Doutora em Direito Público e Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-RJ. Bacharel em Direito pela UEL. Procuradora Regional da República.

  • Thiago Bottino

    International visiting professor na Columbia Law School (2018). Pós-Doutor pela Columbia Law School (2014). Doutor (2008) e Mestre (2004) em Direito pela PUC-Rio. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999). Professor da Graduação e do Mestrado em Direito da Regulação da FGV DIREITO RIO. Professor Adjunto de Direito Penal e Processual Penal Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e integrante da Comissão Permanente de Direito Penal e da Comissão de Direitos Humanos. Atualmente integra o Observatório Jurídico da OAB/RJ para a Intervenção Federal.

  • Thomaz Pereira

    Doutorando (J.S.D. candidate) pela Yale Law School. Bacharel em Direito (2004) e Mestre em Direito Processual Civil (2008) pela USP, Mestre em Direito Empresarial (2009) pela PUC-SP e Master of Laws (LL.M.) (2011) pela Yale Law School. Foi Visiting Researcher na Yale Law School (2011-2012) e Professor Visitante na National Law University, Delhi (NLUD) (2014). Pesquisador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV DIREITO RIO