Curso Regionalismo Comparado - Cátedra Jean Monnet

Curso Regionalismo Comparado - Cátedra Jean Monnet

Período de inscrição: 

08/07/2019 até 17/07/2019

Período de aulas: 

07/08/2019 até 13/11/2019

Dia e Horário: 

Quarta-feira, 15:50 às 17:30

Carga Horária: 

30h

Local de Realização: 

Praia de Botafogo, 190, 9° andar

Observações: 

Vagas limitadas

A FGV DIREITO RIO, com o apoio da Comissão Europeia, sediará mais uma edição do curso Regionalismo Comparado, que se insere na Cátedra Jean Monnet. O curso se insere no objetivo do bloco de estimular o ensino, a pesquisa e a reflexão de temas relacionados à integração europeia em instituições de ensino superior dentro e fora da União Europeia.

O curso não possui pré-requisitos e é aberto aos alunos das quatro escolas da FGV, bem como aos alunos de graduação e pós-graduação de outras instituições. Terá enfoque no Direito Institucional da União Europeia e do Mercosul, além de outros sistemas de integração regionais e sub-regionais na ótica comparada.

A Coordenação da Cátedra fará a seleção dos perfis mais adequados à proposta do curso.

Idioma: A maior parte das aulas será ministrada em português, tendo professores convidados nos idiomas inglês e espanhol.

Informação importante: Será obrigatória a realização da matrícula na FGV uma vez que o aluno tenha sido aprovado em processo seletivo para participar do curso. 

Público Alvo: 

Alunos de gradução e pós-graduação da FGV e de demais universidades, bem como profissionais especializados. 

Objetivos: 

O Curso de Regionalismo Comparado se insere no objetivo do bloco de estimular o ensino, a pesquisa e a reflexão de temas relacionados à integração europeia em instituições de ensino superior dentro e fora de UE. O curso terá enfoque no Direito Institucional da União Europeia e do Mercosul, além de outros sistemas de integração regionais na ótica comparada. 

Investimento: 

Gratuito -  Não há taxa de inscrição 

Outras informações: 

  • Válido como hora complementar;
  • Alunos da gradução da FGV deverão se inscrever pelo Aluno Online;
  • Resultado do processo seletivo: até 24/07;
  • Haverá emissão de certificado com a chancela da FGV e do programa Jean Monnet da comissão Europeia*;
  • Não é permitido o uso de bermuda, chinelo e regata nas depêndencias da FGV;
  • Mais informações: catedrajeanmonnet@fgv.br.

Procedimento de matrícula: 

  • Alunos de gradução FGV: Aluno Online durante o período de matrícula e período de alteração de disciplinas; 
  • Demais alunos: apenas a inscrição via site não garante a confirmação de matrícula no curso. Após o resultado do processo seletivo, com base no formulário preenchido, os candidatos receberão um e-mail com indicações para entrega de documentos na Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA).

* O coordenador do curso/programa será responsável pela emissão de uma lista constando aprovação dos alunos que receberão o certificado, sendo a coordenação de relações institucionais responsável pela emissão e entrega dos certificados aos alunos. O certificado somente estraá disponível dentro do período de 30 dias a partir do término do curso. Não serão disponibilizadas segundas vias de certificado.