Direito Contábil Tributário - Módulos C e D

Direito Contábil Tributário

Dia e Horário: 

3ª, 5ª e eventualmente 6ª, das 19h às 22h

Carga Horária: 

84h

Local de Realização: 

Sede FGV. Praia de Botafogo, 190.

Observações: 

Turma com previsão de início em 2020.

Público Alvo: 

  • Profissionais do Direito, administradores, economistas ou contadores que desejem se aprofundar nas questões interdisciplinares envolvendo a Tributação em sua interface com o Direito Contábil.

Objetivos: 

O curso visa demonstrar a importância da interação entre Contabilidade e Direito para o profissional do Século XXI, suas principais influências e perspectivas, a partir da compreensão dos aspectos jurídico-contábeis da tributação e do Direito Contábil.

Propiciar aos alunos uma apresentação das práticas contábeis e fiscais adotadas segundo a legislação societária e tributária brasileira.

Depurar os principais aspectos sobre o reconhecimento, mensuração e divulgação dos itens patrimoniais e de resultado, sob uma perspectiva econômico-contábil-fiscal.

Permitir o conhecimento das principais questões que são debatidas nos Tribunais, no que diz respeito à tributação sobre a renda e sobre a receita bruta, embasadas na compreensão adequada dos principais aspectos contábeis envolvidos. Tributação sobre o lucro das empresas com uma abordagem multidisciplinar a partir da interação entre a tributação sobre a renda e a Contabilidade.

 

Programa: 

Módulo C - Intermediário (24h)
 

Período de aulas: Em breve calendário de 2020.

 

Ementa:

  • Contabilidade e Tributação sobre a Renda: Apuração de IRPJ e CSLL: Detalhamento de adições e exclusões (RIR/18);
  • Noções gerais da contabilização dos investimentos em participação no capital social de outras sociedades (método do custo, método da equivalência patrimonial (MEP) e a consolidação patrimonial;
  • Regimes tributários e remuneração de acionistas; Imposto de Renda Diferido;

 

 

Módulo D - Avançado (60h)
 

Período de aulas: Em breve calendário de 2020.

 

Ementa:

Aspectos tributários e contábeis da redução do valor recuperável de ativos, do ajuste a valor presente e do valor justo; da avaliação dos instrumentos financeiros e dos investimentos em coligada, controlada e empreendimento controlado em conjunto; do arrendamento mercantil; das transações corporativas internacionais (CFC rules e transfer pricing) e das combinações de negócios e reorganizações societárias (ágio e deságio).

 

Outras informações: 

  •  Investimento: Informações em breve no Edital.
  •  Observações:
  •       - Preferencialmente, as sextas-feiras serão usadas para reagendamento de aulas. 
          - A coordenação da FGV DIREITO RIO se reserva o direito de cancelar o curso que não atingir um número mínimo de inscrições;
          - Algumas aulas poderão ser ministradas em língua estrangeira, o mesmo se aplica a alguns materiais.
  •  
  •  Contato: 55 21 3799-5350 ou direitopec@fgv.br
  •  

Coordenação

  • Leonardo de Andrade Costa

    Mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Harvard Law School. Pós-Graduado em Contabilidade pela FGV. Bacharel em Direito e em Ciências Econômicas pela PUC-RJ, Bacharel em...

  • Rafael Dinoá Mann Medeiros

    Mestre em Direito Tributário Internacional pela Leiden University (HOL). Mestrando em Contabilidade Tributária pela FUCAPE Business School. Pós-Graduado em Auditoria Integral...

Professores convidados