Extra

EU-South American School on Global Governance

Período de inscrição
28/06 - 16/07/2021

Resultados do processo seletivo: Seguem neste documento os números de inscrição das candidaturas selecionadas para edição de 2021.2 do curso, que receberão o procedimento de matrícula por e-mail em breve.​​​​​​

_________________________

  • Os candidatos selecionados deverão fazer o upload da documentação de matrícula no link de acompanhamento do processo seletivo de 27 de julho até 2 de agosto.
  • Início do período de aulas em 4 de agosto de 2021.

_________________________

O EU-South American School on Global Governance é uma atividade do Centro de Excelência Jean Monnet (CEJM) da FGV, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+. . Com a instituição do Centro de Excelência, a mais alta titulação acadêmica conferida pela União Europeia, a FGV contará com a chancela da UE para oferecer cursos que abordarão as práticas da União Europeia em governança global e sua relevância para a América do Sul, bem como uma variedade de tópicos nas três principais áreas de pesquisa do Centro: Regulação Global; Litigância Global; e Direitos Humanos e Democracia.

As palestras do primeiro bloco sobre Regulação Global se concentrarão no sistema de tomada de decisões multi-nível, networks e reformas em matéria de regulação, incluindo módulos especializados em áreas específicas de policy, como telecomunicações, tributação, governança da Internet, regulamentação ambiental e da saúde. Já no segundo bloco de “Litigância Global”, serão abordados os mecanismos de solução de controvérsias regionais e sub-regionais da UE e da América do Sul e desafios na jurisdição internacional sob a ótica comparada. No terceiro bloco sobre 'Direitos humanos e democracia', os temas selecionados incluem a promoção de bens públicos globais e interesses da comunidade internacional, legitimidade e accountability internacional, diálogo judicial, entre outros.

O curso não possui pré-requisitos e é aberto aos alunos das quatro escolas da FGV, bem como aos alunos de graduação e pós-graduação de outras instituições. Terá enfoque nas práticas da União Europeia em governança global e sua relevância para a América do Sul. Destina-se, também, a formuladores de políticas públicas, funcionários públicos, membros da sociedade civil organizada e público em geral.

A Coordenação do Centro de Excelência fará a seleção dos perfis mais adequados à proposta do curso, conforme edital.

Idioma: A maior parte das aulas será ministrada em português, tendo professores convidados nos idiomas inglês e espanhol.

Informação importante: O processo seletivo do curso se divide em duas etapas: uma de inscrição e uma de seleção, seguida de matrícula. Para mais detalhes, acesse o edital.

 

Passo a passo para inscrição no processo seletivo:

1º Acessar o link de inscrição;

2º Preencher dados pessoas;

3º Confirmar o curso na tela 2 (Opções de curso);

4º Receber e-mail com número de inscrição*; 

5º Preencher o questionário (obrigatório o preenchimento de todas as questões);

6º Fazer o upload do CV até aparecer uma janela que o documento foi enviado com sucesso (obrigatório). A informação da janela automática de que o documento foi enviado com sucesso não é garantia de que a inscrição está completa. Isso pois o comitê do processo seletivo tem até 3 dias úteis para verificar se a documentação cumpre as condições previstas em edital (CV de no máximo 2 laudas em formato pdf).

7º Acompanhar o estágio da inscrição pelo site;

 

Para Orientações adicionais no processo de inscrição virtual, consultar este documento.

Qualquer erro encontrado pelo candidato/a durante a sua inscrição no processo seletivo, deve ser reportado a cejm.direitorio@fgv.br, até 23:59 de 16/07, com comprovação do problema (print da tela).

É responsabilidade do(a) candidato(a) que o documento anexado cumpra os requisitos solicitados, bem como de conferir se o documento foi validado pela organização, por meio do site https://processoseletivo.fgv.br/EUSAS/ACOMPANHAMENTO

 *O recebimento do e-mail não é o suficiente para confirmar a candidatura no processo seletivo. Para isso, é necessário verificar que foram preenchidos todos os itens do formulário e enviar o documento com sucesso.

 

Alunos de graduação e pós-graduação da FGV e de demais universidades, bem como profissionais especializados.

O curso, coordenado pela professora titular do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio, Paula Wojcikiewicz Almeida, se insere no objetivo do Centro de se tornar um ponto focal nos estudos de governança global da UE e da América do Sul.

 

Gratuito -  Não há taxa de inscrição 

  • Excepcionalmente neste semestre, todas as aulas do curso serão mediadas por tecnologia;
  • Válido como hora complementar;
  • Alunos da graduação da FGV deverão se inscrever pelo Aluno Online;
  • O resultado do processo seletivo será divulgado nesta página no dia 26/07/2021, às 18h;
  • Haverá emissão de certificado com a chancela da FGV e do Centro de Excelência Jean Monnet (CEJM);
  • Não é permitido o uso de bermuda, chinelo e regata nas dependências da FGV;
  • Mais informações: cejm.direitorio@fgv.br

 

* O coordenador do curso/programa será responsável pela emissão de uma lista constando aprovação dos alunos que receberão o certificado, sendo a coordenação de relações institucionais responsável pela emissão e entrega dos certificados aos alunos. O certificado somente estará disponível dentro do período de 30 dias a partir do término do curso. Não serão disponibilizadas segundas vias de certificado. 

Procedimento de matrícula: 

Alunos de gradução FGV: Aluno Online durante o período de matrícula e período de alteração de disciplinas;  Demais alunos: apenas a inscrição via site não garante a confirmação de matrícula no curso. Após o resultado do processo seletivo, com base no formulário preenchido, os candidatos aprovados receberão um e-mail com indicações para envio de documentos na Plataforma da Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA). Para mais detalhes, acesse o edital.  

 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.