Extra

Governança de dados: da legislação à prática

Duração do curso
30h
Período de inscrição
30/05 - 24/06/2022

Os dados desempenham um papel cada vez mais central nas interações entre os indivíduos dentro do setor privado e entre o indivíduo e o estado. A criação de direitos sobre a coleta e uso de dados impacta fundamentalmente não apenas a economia, mas também a proteção dos valores democráticos e das liberdades civis. Isso depende da interação de uma rede complexa de direitos e obrigações com respeito aos dados, incluindo a proteção da privacidade e da liberdade de expressão, legislação de proteção de dados, legislação de propriedade intelectual e regulamentação específica do setor.

Este curso fornece uma visão geral das disposições relevantes dessas áreas do direito, bem como críticas emergentes, com foco primário no Brasil e na União Europeia, mas também com base em comparações internacionais. Ele irá equipar os alunos com as ferramentas para tomar decisões importantes sobre governança de dados como indivíduos, organizações e funcionários do governo.

  • RG
  • CPF
  • Declaração de Vínculo com outra IES
  • Ficha de Matrícula (SRA)
  • Requerimento de Inscrição da disciplina (SRA)
  • Termo de responsabilidade (SRA)

Após a inscrição no curso, o candidato deve enviar a documentação de matrícula ao e-mail direitorio.graduacao@fgv.br até 24 de junho de 2022.    

Objetivos

  • Compreender e ser capaz de aplicar os principais conceitos e princípios de privacidade, proteção de dados, legislações e regulamentos relevantes para a governança de dados.
  • Explorar esses conceitos e princípios-chave em face de situações hipotéticas e da vida real de governança de dados, por ex. identificar os desafios que os cenários de governança de dados representam para esses princípios, propor como as questões éticas e legais podem ser tratadas em um cenário da vida real, compreender os pilares de um projeto de adequação em empresas, e outros.
  • Capacitar os alunos a formarem opiniões fundamentadas sobre governança de dados com base nesses conceitos e princípios-chave.
     

Professor

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
High contrast

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.