Doutorado - Processo Seletivo

Imagem: 

Doutorado - Processo Seletivo

Período de inscrição: 

29/06/20 até 21/10/20

Início das aulas: 

08/03/21

Carga Horária: 

810 horas - 48 mesesh

Local de Realização: 

Sede FGV (Praia de Botafogo, 190)

Periodicidade: 

Anual - 10 vagas

A FGV DIREITO RIO realiza anualmente processo seletivo, por meio de Edital próprio, para ingresso em seu curso de Doutorado em Direito da Regulação. Serão oferecidas 10 (dez) vagas e o seu preenchimento observará o critério de classificação dos aprovados no respectivo exame de seleção, não havendo nenhum comprometimento, por parte da FGV DIREITO RIO, com o preenchimento total das vagas.

As aulas são realizadas no período da manhã e/ou tarde, de segunda a sexta-feira, na Sede da FGV - Praia de Botafogo, 190, 13º andar – Botafogo, RJ.

Abaixo, os documentos necessários para realização da inscrição, que deverá ser formalizada mediante ao upload  no site de Processos Seletivos da FGV:

 

Documentação para inscrição:

- Identidade ou RNM (Registro Nacional Migratório);

- Passaporte (apenas para alunos estrangeiros);

- Foto 3x4 recente;

- Currículo Lattes/CNPq atualizado (http://lattes.cnpq.br);

- Diploma de Graduação (frente e verso) e Histórico Escolar;

- Diploma de Mestrado (frente e verso) e Histórico Escolar;

- Projeto de tese, no formato definido abaixo:

   Os candidatos devem elaborar Projeto de Tese de Doutorado aderente à área de concentração do Programa (“Direito da Regulação”), que deverá conter:

    •  Capa com a indicação do nome do candidato, do título da proposta e da linha de pesquisa na qual a tese será desenvolvida;

    •  Resumo do projeto de pesquisa (até 20 linhas);

    •  Parte textual com a indicação do problema de pesquisa, de suas respectivas hipóteses, da justificativa (que deve necessariamente passar pela relação da proposta com uma das linhas de pesquisa do Programa), dos objetivos, da metodologia e de um breve estado da arte da literatura sobre o tema proposto; 

    •  Sumário provisório da tese;

    •  Bibliografia utilizada para a confecção do projeto e bibliografia a ser consultada;

    •   Indicação de 2 (dois) possíveis orientadores entre os docentes permanentes do Programa com a respectiva justificativa pela escolha;

    •  O projeto deverá conter, excluídas a capa e as referências, até 15 (quinze) páginas, no seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margens esquerda e superior igual a 3cm e margens direita e inferior igual a 2cm. 

- Certificado de proficiência (opcional para isenção da prova de língua inglesa);

- Formulário de Solicitação de Bolsas, juntamente com os documentos comprobatórios (opcional);

- Formulário de inclusão de Nome Social (opcional); e 

- Laudo Médico (candidatos com deficiência) (opcional). 

                                  

Investimento: 

O investimento para o curso de Doutorado será em 48 parcelas de R$ 3.710,00 para os alunos que não se dedicarem exclusivamente ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Os alunos que tiverem dedicação parcial ao curso poderão pleitear concessão de percentual de isenção de pagamento de mensalidade.

Outras informações: 

Editais Anteriores:

Processo Seletivo 2020

 

Atendimento da Coordenação Acadêmica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu:

Tel. (55 21) 3799-6199
E-mail: ppgd.direitorio@fgv.br
Praia de Botafogo, 190, 13º andar – Botafogo, RJ.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.

 

Coordenação

  • Fernando Leal

    Doutor em Direito pela Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, com bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Doutor e mestre em Direito Público pela UERJ....

  • Margareth Jacobi

    Mestre em Gestão Empresarial pela FGV. Pós-MBA em Negociação e MBA em Administração de Empresas e Negócios pela FGV. Coordenadora Executiva de Ensino da FGV DIREITO RIO.

  • Jaqueline Nobre

    Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela UCAM. Graduada em Pedagogia pela UERJ. Assistente de Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da FGV DIREITO RIO....

  • Thais Gouveia

    Pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV. Graduada em Administração pela UFRJ. Assistente de Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da FGV DIREITO RIO.