Intercâmbio

Intercâmbio

O Programa Intercâmbio Brasil foi criado em 2012 a fim de contemplar instituições brasileiras de excelência, mais especificamente instituições públicas e privadas que tenham um programa inovador academicamente. Objetiva-se a saudável troca de experiências entre estudantes de Direito e ciências afins. Essa iniciativa permite uma maior flexibilidade do currículo, o que gera um benefício imediato para o aluno: diversifica o rol das disciplinas a serem cursadas, possibilita a interdisciplinaridade e a sintonia da Escola com as demandas profissionais de um mercado globalizado. Além de enriquecer a formação dos alunos, o programa de intercâmbio também contribui para o desenvolvimento do país, um dos principais objetivos da FGV, e para a nacionalização da escola, uma das metas da FGV DIREITO RIO. 

Através do Programa de Intercâmbio Internacional o aluno poderá aprofundar o estudo de determinados temas e ter contato com um sistema jurídico distinto do brasileiro. Ademais, a vivência internacional permite o contato com diferentes culturas e a troca de experiências e ideias com pessoas de diversas partes do mundo. Sendo assim, o programa de intercâmbio contribui tanto para a formação profissional e acadêmica do aluno quanto para seu desenvolvimento pessoal. Desde 2008 foram firmados 30 convênios entre Universidades estrangeiras e a FGV DIREITO RIO.  Além da modalidade tradicional de intercâmbio, a Escola também oferece oportunidades de cursos internacionais de curta duração e bolsas de estudos.

    

Processo Seletivo

Os alunos interessados em se candidatar a um dos programas de intercâmbio deverão preencher a ficha de inscrição e encaminhar a FGV DIREITO RIO junto com os demais documentos solicitados.

Datas para Candidatura

  • 20 de fevereiro - início do segundo semestre letivo
  • 20 de setembro - início do primeiro semestre letivo

Documentação necessária

  • Ficha de inscrição preenchida e assinada;
  • Proposta de plano de estudos correspondente às disciplinas a serem cursadas;
  • Carta de motivação no idioma da instituição anfitriã (em caso de instituições alemãs, a carta deverá ser em inglês);
  • Currículo de uma página no idioma da instituição anfitriã;
  • Cópia do histórico escolar que contenha o CR acumulado;
  • Carta de ciência do responsável pelo aluno e termo de responsabilidade financeira pela participação do aluno no Programa de Intercâmbio;
  • Resultado do TOEFL para as universidades com esse pré-requisito.

Pré-requisitos

  • Estar regularmente matriculado no Curso de Graduação ou Pós-graduação da FGV DIREITO RIO no período letivo da candidatura e em dia com suas obrigações financeiras junto à Escola;
  • Estar entre o 7º e 10º períodos no semestre do intercâmbio (Somente para alunos da Graduação);
  • Ter CR igual ou maior que 7,5;
  • Demonstrar proficiência no idioma da instituição anfitriã (consultar caso a caso);
  • A participação do estudante da Graduação da FGV Direito Rio no programa de Intercâmbio Internacional depende de aprovação em processo seletivo.

Depoimentos

Direito Rio - FGV

"Minha experiência em Havard foi um período de extraordinário crescimento e amadurecimento. Além das interessantes disciplinas ministradas por professores renomados, a infraestrutura à disposição dos alunos impressiona. E a FGV DIREITO RIO foi crucial em dois aspectos: Primeiro ao me abrir um caminho através do programa de intercâmbio, segundo e mais importante, por me preparar para enfrentar esse desafio a altura."

Gustavo Sampaio - Ex-aluno da FGV DIREITO RIO (Intercâmbio em Havard)

 
Direito Rio - FGV

"Participar de programas que oferecem oportunidades de conhecer outras experiências jurídicas, de cursar disciplinas diferentes, e de viver em outro ambiente cultural é um diferencial extremamente importante. e nesse sentido a FGV DIREITO RIO se diferencia pelo apoio institucional que dá a seus alunos".

Lucas Thevenard - Ex-aluno da FGV DIREITO RIO (Intercâmbio na Sciences Po Lille)

 

Direito Rio - FGV

"Estudando na FGV tive a oportunidade de representar a Direito Rio no Moot Court Competition, uma competição de júri simulado de direitos humanos em Washington, DC. Foi uma experiência única, pois conheci diferentes escolas ativas na área de Direito Internacional. A escola incentivou bastante, os professores foram bem solícitos para ajudar nossa equipe. Esse apoio foi fundamental para chegarmos as semifinais. Acredito que é uma exclente chance de aprendizado para aqueles que desejam seguir nesta área.

Mariana Campos - Aluna do 7° período da FGV DIREITO RIO (Participante do Moot Court Competition em Washington)