Ex-alunos da FGV Direito Rio são aprovados no Mestrado e Doutorado em Direito da Regulação

Monday
11/01/2021

Ex-alunos da FGV Direito Rio são aprovados no Mestrado e Doutorado em Direito da Regulação

Ex-alunos da FGV Direito Rio são aprovados no Mestrado e Doutorado em Direito da Regulação

Diversos ex-alunos e ex-alunas da FGV Direito Rio foram aprovados na turma de Mestrado e Doutorado em Direito da Regulação 2021.

Aprovado no Mestrado, Lucas Thevenard é ex-aluno da 3ª turma de graduação da Escola e deseja desenvolver pesquisa que aplica técnicas de ciência de dados e análises empíricas ao estudo do Direito Público. "É um grande orgulho para mim estar ingressando em um programa acadêmico de excelência de uma instituição pioneira como a FGV e que ocupa uma posição especial na minha formação intelectual há mais de 14 anos. Conhecendo o time de professores do Mestrado, formado por juristas e pesquisadores que atuam na fronteira do Direito, tenho certeza de que será uma experiência muito enriquecedora. Além disso, é o único curso que conheço no qual poderei desenvolver o tipo de pesquisa interdisciplinar que mais me interessa, aplicando técnicas de ciência de dados e análises empíricas ao estudo do Direito Público.", conta Lucas.

Também ex-aluna da graduação, Ana Carolina Alhadas formou-se em 2020 e aplicou para o Mestrado em seguida. Durante a graduação, ela participou de diversas iniciativas desenvolvidas pela Escola e teve a oportunidade de cursar duas disciplinas no Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação através de um convênio firmado entre as áreas. "Nesse momento passei a ter interesse pela academia e tive a certeza de que faria o processo seletivo assim que me formasse. Agora, com a aprovação no processo seletivo do mestrado e com a continuidade da minha jornada acadêmica já iniciada na Escola, espero desenvolver debates de qualidade com a turma para aprender com a vivência prática dos demais alunos e, ainda, ter a oportunidade de desenvolver trabalhos acadêmicos de impacto, sob a orientação de um corpo docente altamente qualificado e reconhecido.", diz.

Rafael Viana, formado na graduação em 2016, pretende desenvolver uma pesquisa sobre possíveis estratégias regulatórias da CVM na definição das diretrizes para a autorregulação dos mercados organizados de valores mobiliários e de operadoras de infraestrutura do mercado financeiro, tendo em vista o surgimento recente de novos players. "Fiquei muito feliz em ter sido aprovado no processo seletivo para o mestrado em Direito da Regulação na FGV Direito Rio. Será uma grande satisfação e uma oportunidade ímpar poder voltar à instituição, agora como estudante de um programa de pós-graduação de excelência.", afirma.

Também foram aprovados no Mestrado os ex-alunos Bernardo Padula, Felipe Godoy, Guilherme Freire e Paula Martins. Para o Doutorado, foram aprovados os ex-alunos Gustavo Schmidt, Heloisa Caggiano e Pedro Fontoura.

Heloisa ingressou na turma do Mestrado 2016/2017 e defendeu sua dissertação em fevereiro de 2018. Ela retorna a Escola para dar continuidade a seus estudos acerca da Regulação por Incentivos, foco de sua pesquisa. "Minhas expectativas para os próximos anos no Doutorado são de muita pesquisa e intenso debate com professores e colegas altamente qualificados. Reflexão, discussão e construção de ideias visando ao aperfeiçoamento da regulação brasileira.", conta.

Aluno da turma do Mestrado de 2018/2019, Pedro Fontoura ressalta a qualificação do corpo docente como um dos motivos que contribuíram para seu retorno. "Minha expectativa para o Doutorado é muito alta. Como ex-aluno da instituição, sei que a FGV Direito Rio possui um corpo docente extremamente qualificado, de padrão internacional, bem como uma estrutura de altíssimo nível, de modo a permitir o pleno desenvolvimento de seu corpo discente. Aliás, a possibilidade de aprender, trocar e evoluir em conjunto com um corpo discente constituído de excelentes profissionais é outra grande oportunidade e motivação."