Agenda CJUS - O ‘Estado Islâmico’ e suas implicações no Oriente Médio

  • terça-feira
    07 de Outubro, 2014

Agenda CJUS - O ‘Estado Islâmico’ e suas implicações no Oriente Médio

16h00 até 17h00

O Evento: 

O Centro de Justiça e Sociedade convida para a I Edição do Agenda CJUS. O ciclo de palestras tem por objetivo convidar especialistas para um debate informal de temas de relevo no mundo contemporâneo. Assim, o Centro espera contribuir para um alargamento da visão dos alunos sobre temas que transcendam o Direito, instigando assim sua curiosidade cultural e seu senso de humanidade, características essenciais de um jurista..

Nessa primeira Agenda, a convidada é Monique Sochaczewski para falar do tema “Estado Islâmico”. Nos últimos meses, o avanço do grupo ISIS (Estado Islâmico do Iraque e Síria), tem preocupado nações do mundo inteiro, sendo debatida em uma reunião do conselho de segurança da ONU.  Quem é esse grupo? Eles possuem relação com outros terroristas iraquianos? Qual sua relação com a guerra civil na Síria? Como proteger minorias como os Yazidi? Essas são algumas das questões que essa agenda tem por objetivo discutir.

Os debates também vão falar sobre as implicações para o Oriente Médio da declaração do presidente dos EUA, Barack Obama, sobre o início de uma campanha de ataques aéreos ao grupo. O tema implica a discussão de tópicos clássicos, como a soberania territorial, até problemáticas mais recentes, como se uma gigante da informação tem a responsabilidade sobre os vídeos postados pelo grupo.

Monique é doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC-FGV (2012). É pesquisadora-bolsista da Escola de Ciências Sociais desde janeiro de 2014 e coordenadora do MBA em Relações Internacionais da FGV-Rio. Interessa-se pela história e temas correntes do Oriente Médio, pela história das relações Brasil-Oriente Médio, pela atuação de movimentos não-violentos na região, bem como por questões teóricas e metodológicas em geral sobre História Internacional e História Pública. Disciplinas que leciona: "Oriente Médio: História e Atualidade", "Brasil no Mundo", "Planejamento e Financiamento de Projetos", "Fundamentos Clássicos das Ciências Sociais" e “Memória e História Oral”.

Público Alvo:

- Estudantes de Direito e de Relações Internacionais;
- Interessados no assunto.

Observações:

- Evento aberto ao público (vagas limitadas à lotação da sala);
- A FGV não permite a entrada de pessoas trajando shorts, camisetas, chinelos e similares.

Local: 

Sede FGV. Praia de Botafogo, 190. Sala 912.

To prevent automated spam submissions leave this field empty.