Eventos

18

Mai

2010

FGV DIREITO RIO recebe a Fundação Botín que anunciará 40 bolsas de estudo no exterior para jovens universitários

Horário(s):
18/05 - 11:00 às 12:30
Evento passado

Sobre o Evento

Programa vai financiar um curso na área de gestão pública, ministrado nos Estados Unidos e na Espanha, para os estudantes que forem selecionados pelas suas respectivas instituições de ensino

Imagem removida.Em parceria com a FGV DIREITO RIO, o diretor da Fundação Botín, Íñigo Sáez de Miera, anunciou o primeiro programa de estudos para a América Latina, cujo objetivo é formar uma rede de interessados na discussão e aperfeiçoamento da gestão pública. Por meio do Programa de Fortalecimento Institucional, a Fundação pretende contribuir para o desenvolvimento da região através da capacitação dos futuros servidores públicos. Serão 40 bolsas de estudo para universitários de qualquer área da graduação.

 
 Os alunos que desejam participar do Programa deverão ser apresentados pelos reitores das suas respectivas universidades. Os critérios para a seleção são performance acadêmica, participação em associações estudantis e interesse e vocação para o serviço público. Com um orçamento superior a US$ 1 milhão, o projeto se baseia na identificação de talentos para o serviço público entre os estudantes universitários do Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai.
 
Entre todos os candidatos apresentados, a Fundação Botín selecionará 40 estudantes que terão acesso a um curso intensivo de duas semanas na Brown University, uma das universidades mais tradicionais dos Estados Unidos, e oito semanas, na Espanha. “A ideia é que os alunos tenham acesso a uma ampla base de conhecimento e cases que possam auxiliá-lo na gestão de serviços públicos“, explica Íñigo Sáez de Miera. As aulas ocorrerão entre outubro e dezembro deste ano. A Fundação financiará tanto os gastos relacionados com a matrícula bem como os referentes à viagem e permanência dos alunos escolhidos.   
 
Parceria com a Brown University
 
O Programa foi elaborado em parceria com a Brown University, de Rodhe Island, uma das mais tradicionais dos Estados Unidos. Os principais temas ministrados durante o curso discorrem sobre História e Política, Sociedade, Habilidades e Competências, Ética e Economia. Trata-se de fomentar e desenvolver os anseios dos estudantes. Serão dois meses e meio e 500 horas de instruções oferecidas por professores de primeiríssimo nível.   
 
Sobre a Fundación Botín
 
Constituída em 1964 por Marcelino Botín Sanz de Sautuola e sua mulher, Carmen Yllera, o objetivo da Fundação sempre foi promover o desenvolvimento social. Presidida por Emilio Botín, a Fundação desenvolve programas próprios e colabora com instituições de alcance internacional para impulsionar as atividades sociais da Cantabria e da Espanha. 
 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste