FGV DIREITO RIO recebe Roberto Mangabeira Unger como professor visitante

FGV DIREITO RIO recebe Roberto Mangabeira Unger como professor visitante

08h00 até 18h30

O Evento:

Recentemente lançou o livro “A Reinvenção do Livre-Comércio”,  publicado pela Editora FGV, onde confronta e revê os termos do debate convencional entre partidários do livre-comércio e do protecionismo. A partir desta revisão, propõe novo rumo para a teoria econômica e nova maneira de entender a divisão internacional do trabalho.

Além disso, em parceria com a FGV DIREITO RIO e o Programa de Direito e Meio Ambiente, participou do Seminário “Amazônia: Desafios para um projeto inclusivo e sustentável”, realizado no dia 08 de julho, na Fundação Getulio Vargas.

A partir do segundo semestre de 2010, a convite da FGV DIREITO RIO, o professor Roberto Mangabeira Unger atuará como professor visitante da Escola.

Mangabeira foi Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Federativa do Brasil. Possui Ph.D. pela Universidade de Harvard, na qual leciona desde os 24 anos de idade. Suas diversas publicações sobre política, economia, direito e filosofia alcançaram e foram debatidas em vários países. Suas idéias freqüentemente contestam o pensamento dominante e oferecem soluções alternativas aos problemas das sociedades contemporâneas.

O evento fez parte das atividades desenvolvidas pelo Programa em Direito e Meio Ambiente (PDMA) da FGV DIREITO RIO, voltado para a produção de materiais que contribuam para formulação e para o aperfeiçoamento de políticas públicas sustentáveis. Com a colaboração do Professor Visitante da FGV DIREITO RIO Roberto Mangabeira Unger, e da sua experiência enquanto Ministro de Estado da Secretaria de Assuntos Estratégicos, e responsável pelo Programa Amazônia Sustentável, o PDMA se propõe à discussão de políticas públicas sustentáveis e inclusivas para o bioma amazônico.

Video

O Seminário teve como foco a elaboração de um relatório sobre os desafios e soluções institucionais para a Amazônia. Para tanto, contou com a participação de alguns dos profissionais, políticos e acadêmicos de destaque nos debates nacionais envolvendo o bioma amazônico. Após as discussões plenárias na sede da FGV no Rio de Janeiro, o PDMA elaborará um relatório sobre os principais temas discutidos durante o Seminário. As contribuições deverão focar em 3 (três) grandes eixos de discussão. São eles:

1. A construção jurídica de um Direito Ambiental material
  1. O lugar da natureza para o Direito Ambiental
  1. Direito Ambiental e inovações institucionais

Ao término do prazo para consulta, os materiais serão editados pela equipe do PDMA e os resultados publicados em forma de um relatório propositivo de políticas públicas sustentáveis e inclusivas para a Amazônia.