ISO 9001

Sistema de Gestão da Qualidade

Um Sistema de Gestão da Qualidade compreende atividades pelas quais a organização identifica seus objetivos e determina os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados. O SGQ gerencia a interação de processos e recursos necessários para agregar valor e realizar resultados para as partes interessadas pertinentes.


A área de ensino da Escola de Direito Rio elaborou em 2011 o manual do sistema de gestão como documento de primeiro nível para retratar os requisitos do seu SGQ. Este manual tem por objetivo estabelecer todos os princípios do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ, conforme a Norma ABNT NBR ISO 9001:2015, definindo as diretrizes, atribuições, responsabilidades e procedimentos adotados para execução de todas as atividades que influenciam na qualidade dos serviços educacionais oferecidos, contribuindo para a melhoria do desempenho global da organização e aumentando a eficácia do SGQ através do atendimento à Política e aos Objetivos da Qualidade. 


A FGV Direito Rio recebeu, em 2023, a recertificação ISO 9001, norma de sistema de gestão da qualidade reconhecida internacionalmente, publicada pela ISO (International Organisation of Standardization), demonstrando seu compromisso com a qualidade, com a melhoria contínua e com a satisfação de seus alunos. Em 2024, a Escola completará treze anos de certificação.


“Quando se trata de qualidade em educação, naturalmente nos vem à cabeça a importância de bons professores, excelentes alunos, metodologia diferenciada e um currículo moderno alinhado com as demandas do mercado. Contudo, existe uma peça fundamental para toda esta engrenagem funcionar: uma boa gestão executiva. Daí a importância de um selo como o ISO 9001, que atesta a preocupação da Escola nos seus processos gerenciais internos, seja na interação com seus colaboradores, professores ou alunos”, avalia o Diretor da Escola, Sérgio Guerra.


Para Sérgio Guerra, a certificação representa um diferencial importante para a Escola, já que não é muito comum no mercado jurídico educacional. “A preocupação permanente com a qualidade acadêmica dos nossos cursos, atendimento diferenciado aos alunos e procedimentos internos sob um viés sistêmico repercute, ao final, em um serviço bem prestado, em pesquisas bem desenvolvidas, programas de qualidade reconhecidos, pessoas motivadas e, sobretudo, transparência nas ações de gestão. É nesse cenário que ressaltamos a importância, junto aos nossos líderes, de darmos permanente atenção à parte executiva de nossa Escola”, completa.


A ISO 9001 não é reconhecida apenas internacionalmente como o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) mais amplamente adotado no mundo, mas é também uma poderosa ferramenta de melhoria de negócios
 

A política da qualidade foi elaborada de acordo com as diretrizes e estratégias globais da organização educacional e almeja manter-se como sinônimo de qualidade e referência no Brasil na capacitação dos integrantes das carreiras jurídicas, de forma a auxiliar o desenvolvimento e avanço do país. Para tanto, compromete-se com o atendimento aos requisitos legais aplicáveis, com a melhoria contínua dos processos, com a eficácia de seu SGQ, bem como com o aumento da satisfação de suas partes interessadas.

A Alta Direção assegura que o aumento da satisfação de suas partes interessadas é o seu principal propósito e a monitora por meio da compreensão de suas necessidades e expectativas. Todas as informações obtidas são acompanhadas e avaliadas com o objetivo de auxiliar a Alta Direção na tomada de decisões para o planejamento e desenvolvimento de serviços educacionais.

A FGV DIREITO RIO melhora continuamente a eficácia do seu SGQ por meio do uso da Política da Qualidade, Objetivos da Qualidade, resultados de auditorias, análise de dados, ações corretivas e análise crítica pela direção.

Confira os certificados vigentes INMETRO, UKAS e ANAB.

FAQ

A ISO 9001 é uma norma de sistema de gestão da qualidade reconhecida internacionalmente, publicada pela ISO (International Organisation of Standardization). A ISO 9001 não é reconhecida apenas internacionalmente como o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) mais amplamente adotado no mundo, é também uma poderosa ferramenta de melhoria de negócios.

Para receber o certificado, avalia-se o conhecimento da equipe com relação as suas atividades e o contexto geral do que cada um faz, contribuindo para a qualidade geral da instituição. O objetivo da norma é garantir que aquilo o que foi combinado com clientes seja realizado com um menor esforço e custo interno possíveis.

A certificação do seu sistema de gestão da qualidade demonstra o compromisso com a consistência, melhoria contínua e satisfação do cliente.  Auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade.

Nossos(as) colaboradores(as) trabalham para garantir que todos os processos da Escola sejam sempre aprimorados e entregues da melhor maneira para o corpo docente e discente. Os(as) aluno(as) podem contribuir com o feedback após as atividades realizadas, com o preenchimento dos formulários de avaliação de aulas e professores. Com esse material em mãos, nossa equipe avalia o que precisa ser melhorado para garantir a qualidade do Ensino da Escola.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

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