Gabriela Borges Silva

Linha de pesquisa: 

Economia, Intervenção e Estratégias Regulatórias

Professor orientador: 

Área de interesse: 

:: Análise Econômica do Direito
:: Direito Regulatório
:: Regulação Financeira 
 

Gabriela Borges Silva

Mestranda em Direito da Regulação, FGV DIREITO RIO

Pós-graduanda em Direito Empresarial com ênfase em Societário e Mercado de Capitais na FGV. Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Pará. Bolsista CAPES/FGV Direito Rio. Assistente de pesquisa do Centro de Pesquisa em Direito e Economia (CPDE) da Fundação Getulio Vargas. 

Produção Intelectual: 

Capítulos de livros

:: SILVA, G. B.. Insurtech: um estudo de caso da plataforma online youse no Brasil. In: Sergio Guerra. (Org.). Teoria do Estado Regulador Volume III. 1 ed. Curitiba: Juruá, v. 3, p. 285-302, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

:: SILVA, G. B.. A arbitragem como alternativa regulatória para a resolução de conflitos de tarifas de interconexão no setor de telecomunicações. In: II Seminário de Integração da FGV Direito Rio e Faculdade de Direito da UERJ, II, 2017, Rio de Janeiro. Transformações do direito administrativo: novas tecnologias e alternativas regulatórias. Rio de Janeiro: Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas, p. 176-198, 2017.

:: SILVA, G. B. A Ampliação do conteúdo normativo do “Jus Cogens” na Corte Interamericana de Direitos Humanos: um estudo a partir do caso Damião Ximenes. XXVI Encontro Nacional do CONPEDI. 2017.

Resumos publicados em anais de congressos

:: SILVA, G. B.. Diálogo judicial transnacional: um estudo comparado entre a Suprema Corte Americana e o Supremo Tribunal Federal. In: I Encontro Discente de Núcleos de Pesquisa em Direito Constitucional, 2018, São Paulo. Constituição, separação de poderes e diálogos institucionais, 2018.

:: ARRUDA, D. S. ; SILVA, G. B.. 'Sandbox': uma nova abordagem regulatória para as fintechs. In: I Fórum da UERJ sobre Inovação no Direito Público: Diagnósticos e Propostas. 2017, Rio de Janeiro. Inovação no Direito Público, 2018.

Apresentação de trabalhos

:: SILVA, G. B.. O Estado Regulador: Novos paradigmas para a Administração Pública. 2018.

:: SILVA, G. B.. Diálogo judicial transnacional: um estudo comparado entre a Suprema Corte Americana e o Supremo Tribunal Federal. 2018.

:: SILVA, G. B. A Compartilhamento de redes de telecomunicações e interconexão em juízo. 2017.

:: SILVA, G. B.  Sandbox: uma nova abordagem regulatória para as fintechs. 2017.

:: SILVA, G. B. A Ampliação do conteúdo normativo do “Jus Cogens” na Corte Interamericana de Direitos Humanos: um estudo a partir do caso Damião Ximenes. XXVI Encontro Nacional do CONPEDI. 2017.

Participação em eventos

:: Seminário O Futuro do Registro Empresarial no Brasil. 2018.

:: I Encontro Discente de Núcleos de Pesquisa em Direito Constitucional – USP. 2018.

:: 2017 Harvard Symposium on Bulding the Financial System of the Twenty-First Century: An Agenda for Latin America and the United States'. 2017. 

:: Seminário 20 anos da Lei Geral de Telecomunicações: desafios regulatórios para o setor. 2017.

:: II Seminário de Integração FGV Direito Rio e Faculdade de Direito da UERJ. 2017.

:: I Fórum da UERJ sobre Inovação no Direito Público: Diagnósticos e Propostas. 2017.

:: FGV Projetos: A Recuperação Judicial sob a ótica jurídica, econômica e social. 2017.

:: FGV Projetos: Concessões e Investimentos no Brasil: Novos Rumos. 2017.

:: FGV Projetos: Obras Públicas em Tempos de Crise. 2017.

:: XXVI Encontro Nacional do CONPEDI. A Ampliação Do Conteúdo Normativo Do ?Jus Cogens? Na Corte Interamericana De Direitos Humanos: Um Estudo A Partir Do Caso Damião Ximenes. 2017.

:: XXV Encontro Nacional do CONPEDI. Uma análise comparativa entre a Corte Interamericana e o STF à luz da teoria do diálogo judicial de Vicky Jackson. 2016.

Organização de eventos

:: Seminário 20 Anos da Lei Geral de Telecomunicações: Desafios Regulatórios para o Setor. 2017.