Notícias

3ª edição da Rio School on Global Governance, Democracy and Human Rights recebe inscrições de estudantes da FGV e de outras instituições

O FGV Centre of Excellence on EU-Latin America Global Challenges anuncia o programa da terceira edição da Rio School on Global Governance, Democracy and Human Rights, cofinanciada pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+ e coordenado pela Professora Paula Wojcikiewicz Almeida.

A Rio School é um programa presencial de quatro meses, ministrado em inglês, com o objetivo de expandir o conhecimento sobre as práticas de Governança Global das organizações internacionais, universais e regionais. As palestras proporcionam uma compreensão e análise crítica e comparada das organizações internacionais e, especialmente, das instituições da União Europeia, de seu processo de tomada de decisões e dos desafios para sua estratégia e ação externa na América Latina. As aulas contarão com a presença de um renomado corpo docente, formado por professores e profissionais brasileiros e internacionais, de diferentes áreas de atuação e campos de pesquisa.

Dentre os professores e especialistas de centros de pesquisa e universidades no país presentes na terceira edição do curso, temos: Leonardo de Andrade Costa — Professor da FGV Direito Rio e Auditor Fiscal e Consultor Tributário em exercício na Superintendência de Tributação da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (SEFAZ-RJ); Monique Sochaczewski Goldfeld — Pesquisadora Sênior no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e Professora Permanente no Mestrado Profissional em Ciência Política e Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP); Kai Enno Lehmann — Professor Associado no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP), no Brasil, e Fellow no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).

Também figuram no corpo docente da terceira edição do curso professores e especialistas originários de instituições renomadas fora do Brasil, como: Ramona Coman — Professora de Ciência Política na Université libre de Bruxelles e Presidente Emérita do Institut d’études européennes; Régis Dandoy — Professor de Política Comparada e Diretor do Centre for European Studies da Universidad San Francisco de Quito (Equador); Jed Odermatt — Reader em Direito na City St. George’s, University of London, co-coordenador do International Law and Affairs Group (ILAG) e membro do Institute for the Study of European Law (ISEL), dentre outros.

O caráter heterogêneo da Rio School, que transita entre o campo do direito internacional, das relações internacionais, das ciências sociais e políticas, contribuirá para a formação do pensamento crítico, o desenvolvimento de habilidades analíticas e a oportunidade de expandir redes de networking entre os participantes.

Para a professora Paula Wojcikiewicz Almeida, coordenadora do Centro de Direito Global e do Centro de Excelência Jean Monnet, “a Rio School apresenta um corpo docente internacionalmente renomado e professores e especialistas convidados de diferentes formações profissionais e campos de conhecimento, um currículo contemporâneo, uma metodologia educacional inovadora e um corpo estudantil cuidadosamente selecionado. Trata-se de um programa sem precedentes na América Latina”.

A terceira edição do Rio School será oferecida exclusivamente na modalidade presencial e de forma gratuita. O curso durará quatro meses, com início em 6 de agosto e término em 5 de novembro de 2025, às quartas-feiras, das 15h50 às 17h30, na Sede FGV. O processo seletivo ficará aberto até o dia 13 de julho de 2025 e pode ser realizado através do link: https://processoseletivo.fgv.br/rioeu/inscricao

O edital do programa e as informações do processo seletivo poderão ser acessadas em: https://direitorio.fgv.br/fgv-centre-excellence-eu-latin-america-global…

Os alunos que concluírem o Rio School receberão um certificado de conclusão chancelado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Erasmus+.

A equipe organizadora é composta por Gabriel Ralile e Ana Carolina Vasconcelos, ambos pesquisadores do FGV Centre of Excellence on EU-Latin America Global Challenges, cofinanciado pela Comissão Europeia. O FGV Jean Monnet Centre of Excellence é um projeto do Centro de Pesquisa em Direito Global da FGV Direito Rio, sob a coordenação da Professora Paula Wojcikiewicz Almeida.

 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste