22/06/2022

Adriana Lacombe Coiro, ex-aluna da FGV Direito Rio, conclui LL.M. na Harvard Law School

A ex-aluna da FGV Direito Rio, Adriana Lacombe Coiro, concluiu o LL.M. na Harvard Law School no mês de maio. Adriana recebeu a Jorge Paulo Lemann Fellowship, bolsa que custeia a tuition de alunos brasileiros em Harvard, e a Person of the Year Fellowship da Brazilian American Chamber of Commerce, voltada para jovens brasileiros em programas no exterior.

No LL.M., a ex-aluna concentrou seus estudos nos conhecimentos em Direito de Gênero e Justiça Reprodutiva e em Migração, bem como na interseção desses temas. Na área de Migração, atuou como assistente de pesquisa da professora brasileira da Harvard Graduate School of Education, Gabrielle Oliveira. Por meio desta atuação, teve a oportunidade de aprender sobre migração, não apenas nos Estados Unidos, mas também no Brasil, tema que ainda não havia estudado anteriormente.

“A experiência que mais me marcou certamente foi a Harvard Immigration and Refugee Clinic, a clínica de imigração de Harvard. Na clínica, trabalhamos com casos reais e pude acompanhar todas as etapas de um pedido de asilo, aprendendo não só sobre a matéria, mas também sobre as habilidades necessárias para conduzir um caso sensível. Foi um equilíbrio perfeito entre supervisão e independência, me dando liberdade para conduzir etapas e aprender a suportar sempre que necessário. Além disso, foi uma chance de trabalhar intensamente e de forma muito próxima com pessoas inspiradoras, em especial minha supervisora, Tiffany Lieu, e com a professora coordenadora da clínica, Sabi Ardalan, ambas exemplos de dedicação profissional, sensibilidade e conhecimento técnico.”, conta Adriana.

No lado profissional, estudar em Harvard proporcionou à ex-aluna a oportunidade de estudar com professores que são referências mundiais e de participar de debates de alto nível em sala de aula. No lado pessoal, Adriana destaca as relações que construiu como um dos marcos da experiência. “Conhecer os outros alunos, do Brasil e do mundo todo, aprender com eles, ver como há gente interessante e interessada em mudar e contribuir com o mundo em que vivemos, é inspirador. Pude também participar da HBASS, a Harvard Brazilian Association, que reúne alunos brasileiros de todas as escolas, e conhecer brasileiros incríveis das mais diversas áreas, com grandes histórias e planos para o futuro, e aprender com eles, além de fazer amigos incríveis.”

Ainda na graduação na FGV Direito Rio, quando foi aluna de 2007 a 2012, Adriana aplicou para intercâmbio em Harvard, onde decidiu que tentaria voltar para o Mestrado na Universidade, para passar um período mais longo e aproveitar ainda mais as oportunidades da Instituição e da experiência no exterior. “A FGV Direito Rio foi essencial nesse caminho. A escola me deu a oportunidade de fazer o intercâmbio em Harvard, de participar de moot courts e de projetos de pesquisa que deram força à minha application, de aprender com professores inspiradores. Sem o que aprendi com eles, dentro e fora de sala de aula, não teria chegado até aqui.”, completa a ex-aluna.

Alto contraste