25/08/2021

Aluna da FGV Direito Rio, Isa Mota é selecionada para Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina da Fundação Botín

Isa Mota, aluna do 6º período da graduação da FGV Direito Rio, foi selecionada para participar da 12ª edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina da Fundação Botín. Ao todo, a edição contará com 32 estudantes de países latino-americanos, selecionados entre mais de 3.500 candidatos de 21 países.

Para Isa, a iniciativa da Fundação Botín é uma chance de capacitação para atuação na função pública, área em que pretende atuar. Por isso, ela decidiu se inscrever para a 12ª edição. "Eu vi uma grande oportunidade de aprendizado, poder desenvolver as minhas habilidades, estar em contato com outros estudantes da América Latina que, apesar de algumas particularidades, vivem problemas parecidos com os do Brasil. Então, nesse processo seletivo, eu vislumbrei a oportunidade de me capacitar para retornar ao Brasil com maior capacidade de contribuir com o desenvolvimento da sociedade", explica sobre seu interesse no Programa.

Durante o processo seletivo, os candidatos precisam responder à diversos questionários e participar de diferentes desafios de impacto social, resolver casos práticos, editar de vídeos, além de ter entrevistas pessoais com o comitê de seleção. "Durante esse período, eu recebi todo o apoio da FGV e me dediquei a cada etapa para apresentar o meu melhor. Ao receber o resultado, fiquei alegre e motivada porque senti que minhas ideias e projetos realmente podem gerar impactos positivos para a população", avalia Isa.

Uma das principais contribuições do Programa é a possibilidade de networking entre estudantes de diversos países da América Latina. Mesmo antes do início das atividades, os candidatos se organizaram em grupos nas redes sociais para conversar sobre seus projetos. "Ainda que à distância, essa troca já foi muito positiva, trouxe muitas ideias, formas de execução e motivação para cada um de nós. Então, eu tenho certeza de que com o início formal do programa, presencialmente, essa troca será ainda maior e engrandecedora. Nós também já estamos recebendo alguns conteúdos para a execução de tarefas, isso é mais uma prévia de parte do que iremos aprender e das atividades que serão desempenhadas ao longo da nossa formação. Eu espero encontrar um grupo muito motivado, desempenhado e comprometido com as funções públicas, capaz de formar uma rede sólida para atuar na transformação da América Latina.", conta Isa sobre suas expectativas.

O Programa da Fundação Botín permite que alunos contribuam para a criação de redes de servidores públicos altamente capacitados e comprometidos com o interesse coletivo. Os alunos receberão formação nas áreas de Políticas Públicas, Ética Pública, Criatividade e Inovação, Liderança e Habilidades Pessoais e Tendências Globais e Sustentabilidade. Além disso, também serão realizadas outras atividades como viagens culturais, outdoor trainings, debates e visitas institucionais. O curso terá início em 18 de outubro, de forma on-line, e levará os jovens participantes à Espanha (Santander, Galicia e Madri) de 25 de outubro a 26 de novembro. Após esse período, os estudantes partirão para Bogotá, Colombia, para um ciclo formativo na Universidad de los Andes, onde haverá o encerramento do Programa em 2 de dezembro.