O Núcleo de Mediação e Negociação da FGV Direito Rio participou, de 6 a 11 de fevereiro, da 18th ICC International Mediation Competition, em Paris. A competição internacional contou com 48 equipes de 25 jurisdições diferentes.
Ao longo dos últimos meses, a equipe se preparou para a competição através de treinamentos e encontros, incluindo com Maria Fernanda Dyma, representante da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem, patrocinadora dos estudantes.
Participaram da competição as alunas Ana Clara Jaccoud e Eduarda Caldas e os alunos Eduardo Augusto e Felipe Morales.
Para Felipe, a sensação de retornar desta competição é completar um ciclo e cumprir uma missão. “A competição do ICC é a competição mais prestigiada e bem falada desse ramo. Acredito que tudo o que trabalhamos ao longo desses últimos anos teve o ICC como objetivo final”.
O aluno destaca o intercâmbio entre pessoas de diversos países, com culturas e vivências diversificadas, como uma das grandes conquistas da experiência. “Eu acredito que muito além dos resultados, essa é a grande conquista desse tipo de competição. Assim sendo, gostaria de agradecer a todos que fizeram parte dessa longa caminhada. Me despeço do Núcleo de Mediação e Negociação da FGV e desejo todo o sucesso do mundo para a nova diretoria e para as futuras equipes!", conclui.
Uma das membras da equipe, Ana Clara Jaccoud conta que nunca imaginou poder viver uma experiência como essa na graduação. “Ter essa inserção em um meio de circulação de conhecimento e vivências tão ricos e diversos foi uma oportunidade sem igual que a FGV Direito Rio e o NMN me proporcionaram”.
A competição, que foi realizada na Câmara de Comércio Internacional, reuniu profissionais de diversos países para estimular e ajudar os estudantes. “O contato com os mediadores profissionais, os avaliadores atentos a nós e prontos a darem feedbacks, e até profissionais só assistindo os alunos gerou uma infinitude de aprendizados e networking que só estando lá pessoalmente, convivendo naquele meio seriam possíveis. Na esfera pessoal não foi diferente, as mais de 40 equipes que participaram vinham de todos os lugares do mundo, jovens das melhores universidades de direito de todos os cantos juntos, querendo contato e trocas, trouxe experiências e conexões que vou guardar a vida toda.", encerra Ana.
A equipe do Núcleo de Mediação e Negociação agradece à Câmara FGV de Mediação e Arbitragem, e à Maria Fernanda Dyma, pelo patrocínio e apoio nos preparativos para a competição.