Notícias

22/07/2022

Após intercâmbio em Israel, aluna da FGV Direito Rio é selecionada para curso sobre Startups e Empreendedorismo em Berlim

Durante seu intercâmbio na Reichman University, em Israel, a aluna da FGV Direito Rio, Clara Fernandes Svartz, foi selecionada para o “Global Startup Class”, curso prático e intensivo que acontecerá em agosto, em Berlim,

Durante seu intercâmbio na Reichman University, em Israel, a aluna da FGV Direito Rio, Clara Fernandes Svartz, foi selecionada para o “Global Startup Class”, curso prático e intensivo que acontecerá em agosto, em Berlim, sobre startups e empreendedorismo. A seleção aconteceu devido ao desempenho de Clara na disciplina “Entrepreneurship and Business Management”.

O curso visa a ensinar sobre o processo de criação e execução de uma ideia e da elaboração de um plano de estruturação para futuras empresas ou produtos. Os participantes criam projetos, testam protótipos e desenvolvem novos modelos de negócios que atendam às necessidades do mundo real, aprendendo e aplicando métodos de inovação.

“Sempre gostei de pensar fora da caixa.  Não acredito que a melhor maneira de se formar em Direito seja necessariamente fazendo o caminho clássico. Percebo que o Direito faz boas interseções com outras disciplinas. E acredito que o conhecimento de outras áreas e campos de estudos me ajuda a ter uma compreensão diferente e mais abrangente.  Sempre me interessei por empreendedorismo. Então, fiquei muito feliz e grata por ter essa oportunidade.”, comenta a aluna.

Clara conta que decidiu aplicar para a Reichman University devido ao vanguardismo das disciplinas, especialmente aquelas voltadas para a Comunicação, Psicologia e Business. “Direito em Israel é muito diferente do Direito brasileiro. Então, aproveitei a oportunidade para pegar matérias que me interessavam, mas que eu não conseguiria cursar em uma faculdade tradicional de Direito.”, explica.

Além de “Entrepreneurship and Business Management”, a aluna também cursou as disciplinas “Consumer Behavior”, “Business Law”, “Visual Communications” e “Branding Strategy”. “Os professores sempre se disponibilizaram pra tirar dúvidas e davam aulas maravilhosas, sempre trazendo temas do dia a dia. Além disso, também aprendi muito com os outros intercambistas. Éramos um grupo de cerca de 90, sendo a maioria da Europa. Sendo assim, minha experiência foi tanto cultural quanto social e o intercâmbio agregou muito.”

Sobre as expectativas para a próxima fase de sua vida acadêmica, em Berlim, Clara espera aprofundar seus estudos sobre empreendedorismo e Startups. “Ambos são temas que vêm se tornando cada vez mais relevantes na atualidade e tenho certeza de que é só o começo. Além disso, também estou animada para conhecer pessoas com interesses e ambições semelhantes às minhas durante o programa.”

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
High contrast

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.