O FGV Centre of Excellence on EU-Latin America Global Challenges deu início à primeira edição do Rio Course on Regional and International Dispute Settlement (Rio CRIDS), co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+ e coordenado pela Professora Paula Wojcikiewicz Almeida. A primeira aula do curso aconteceu no dia 21 de fevereiro, na FGV Direito Rio.
O Rio CRIDS é um curso intensivo e multidisciplinar com foco em solução de disputas internacionais, arbitragem e mediação. As aulas contarão com a presença de um renomado corpo docente, formado por professores e profissionais brasileiros e internacionais, de diferentes áreas de atuação e de diferentes campos de pesquisa:
Nacionais:
- Fabiano Robalinho (FGV Direito Rio)
- Bruno Rodrigues (Sciences Po Law School)
- Ana T. Caetano (Veirano Advogados)
- Lucas Carlos Lima (Universidade Federal de Minas Gerais)
- Juliana Loss de Andrade (Câmara FGV de Mediação e Arbitragem)
- Ely Caetano Xavier Junior (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Internacionais:
- Miriam Cohen (Université de Montréal, Faculté de droit)
- Prof. Achilles Skordas (Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law /University of Bristol)
- Miguel Poiares Maduro (Sciences Po Law School)
- Mikael Rask Madsen (iCourts, The Danish National Re-search Foundation’s Centre of Excellence for International Courts, University of Copenhagen)
- Laurence Boisson de Chazournes (University of Geneva)
- Jean-François Gaudreault-Desbiens (Université de Montréal, Faculté de droit)
O caráter heterogêneo do curso, que transita entre o campo do direito internacional, das relações internacionais, das ciências sociais e políticas, contribuirá para a formação do pensamento crítico, o desenvolvimento de habilidades analíticas e a oportunidade de expandir redes de networking entre os participantes. Um dos principais objetivos do programa é desenvolver conhecimento especializado e habilidades necessárias para solução de disputas perante cortes e tribunais internacionais. Por essas razões, o Rio CRIDS é direcionado para a comunidade acadêmica em geral, aplicadores do direito, experts, agentes da administração pública e representantes da sociedade civil.
“O currículo do Rio CRIDS foi desenvolvido a partir de experiências comparadas com universidades de ponta na área de solução de litígios internacionais. O curso apresenta um programa inovador na América Latina, alinhado com os desafios do sul global, e é composto por um corpo docente altamente qualificado”. – afirma a Profa. Paula Wojcikiewicz Almeida, Coordenadora do FGV Centre of Excellence on EU-Latin America Global Challenges
A primeira edição do Rio CRIDS será oferecida exclusivamente na modalidade presencial e de forma gratuita. O curso durará cinco meses e terá início em 21 de fevereiro de 2024. Os alunos que comporão o curso foram selecionados a partir de rigoroso processo seletivo. Ao final do curso receberão certificado de conclusão chancelado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Erasmus+.
A equipe organizadora é composta por Marynna Pereira e Ana Carolina Vasconcelos, ambas pesquisadoras do Centre of Excellence on EU-Latin America Global Challenges, co-financiado pela Comissão Europeia. O Centre of Excellence é um projeto do Centro de Pesquisa em Direito Global, da FGV Direito Rio.