Notícias

24/06/2022

Centro de Excelência Jean Monnet abre inscrições para o curso EU-South American School on Global Governance 2022.2

A FGV Direito Rio abre candidaturas para a nova edição da EU-South American School on Global Governance, uma atividade do Centro de Excelência Jean Monnet (CEJM) da FGV, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do pro

A FGV Direito Rio abre candidaturas para a nova edição da EU-South American School on Global Governance, uma atividade do Centro de Excelência Jean Monnet (CEJM) da FGV, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+.

O curso EU-South American School on Global Governance é gratuito, não possui pré-requisitos e é aberto ao público de profissionais e acadêmicos da área, que têm até o dia 8 de julho, ou até o limite de vagas disponíveis, para se candidatarem ao processo seletivo virtual. As aulas iniciam dia 10 de agosto.

O FGV Centre of Excellence on EU-South America Global Governance é a mais alta titulação acadêmica conferida pela União Europeia, no âmbito do programa Erasmus+. Com a instituição do Centro de Excelência, a FGV conta com a chancela da UE para oferecer cursos que abordarão as práticas da União Europeia em governança global e sua relevância para a América do Sul, bem como uma variedade de tópicos nas três principais áreas de pesquisa do Centro: Regulação Global; Litigância Global; e Direitos Humanos e Democracia.

As palestras do primeiro bloco sobre Regulação Global se concentrarão no sistema de tomada de decisões multi-nível, networks e reformas em matéria de regulação, incluindo módulos especializados em áreas específicas de policy, como telecomunicações, tributação, governança da Internet, regulamentação ambiental e da saúde global.

Já no segundo bloco de “Litigância Global”, serão abordados os mecanismos de solução de controvérsias regionais e sub-regionais da UE e da América do Sul e desafios na jurisdição internacional sob a ótica comparada.

No terceiro bloco sobre 'Direitos humanos e democracia', os temas selecionados incluem a promoção de bens públicos globais e interesses da comunidade internacional, legitimidade e accountability internacional, diálogo judicial, entre outros.

Os professores que compõem o Centro de Excelência da FGV Direito Rio buscarão não só orientar pesquisas sobre temas relacionados à Governança Global e incentivar novas gerações de docentes e pesquisadores, mas também preparar alunos para sua inserção profissional em um mercado de trabalho mundial, cuja demanda é crescente por pessoas capazes de manejar diferentes sistemas jurídicos inseridos em uma nova ordem mundial, composta por atores não estatais e fontes não tradicionais.

Além da participação dos docentes da FGV Direito Rio, destaca-se o envolvimento de acadêmicos e especialistas de alto nível de instituições parceiras nacionais e internacionais, de países como Bélgica, Itália, Holanda, França e Reino Unido, além do Parlamento Europeu. Outros departamentos da FGV também estão envolvidos no projeto, como a Escola de Direito de São Paulo, a Escola de Relações Internacionais (FGV RI) e o Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional (FGV NPII).

O curso, coordenado pela professora titular do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio, Paula Wojcikiewicz Almeida, se insere no objetivo do Centro de se tornar um ponto focal nos estudos de governança global da UE e da América do Sul.

Destina-se não apenas estudantes das demais escolas da FGV, advogados e acadêmicos de diferentes áreas de outras instituições de ensino, mas também formuladores de políticas públicas, funcionários públicos, membros da sociedade civil organizada e público em geral. 

Para a professora e coordenadora do curso, Paula Wojcikiewicz Almeida, “o Centro representará uma oportunidade para que a FGV continue avançando em sua parceria de longa data com a UE, como extensão do Módulo Jean Monnet, de 2010 a 2013, e da Cátedra Jean Monnet, de 2015 a 2019”.

O curso será ministrado às quartas-feiras, de 10/08 a 07/12, das 15h50 às 17h30, em formato híbrido. O candidato deve optar por concorrer às vagas do curso na modalidade presencial, na sede da FGV no Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 190) ou na modalidade virtual, mediada por tecnologia pela plataforma Zoom ao vivo. A modalidade virtual é exclusiva para os não residentes da cidade do Rio de Janeiro.

Confira o edital. As inscrições podem ser feitas, até o dia 08/07 ou até o limite de vagas disponíveis, através do link: https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/EUSAS
 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
High contrast

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.