Notícias

07/03/2023

Centro de Excelência Jean Monnet abre a primeira edição da “Rio School on Global Governance, Democracy and Human Rights”

Na última semana, iniciaram-se as aulas do semestre da Rio School on Global Governance, Democracy and Human Rights, umas das atividades do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV coordenado pela Professora Paula

Na última semana, iniciaram-se as aulas do semestre da Rio School on Global Governance, Democracy and Human Rights, umas das atividades do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV coordenado pela Professora Paula Wojcikiewicz Almeida.

A última quarta-feira, 1º de março, marcou o início da primeira edição do curso internacional da Rio School on Global Governance, Democracy and Human Rights, umas das atividades do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV, co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus +, coordenado pela Professora Paula Wojcikiewicz Almeida. O curso inédito recebeu 596 candidaturas, sendo 503 estudantes brasileiros de todos os estados da federação e do Distrito Federal e 93 estudantes de outras nacionalidades, originários da Europa, América Latina e África. Foram selecionados 86 estudantes de diferentes áreas, de graduação e pós-graduação, de 50 instituições de ensino, nacionais e internacionais.

A primeira edição do curso terá a duração de um semestre, é ministrada em inglês e em formato híbrido, tanto presencialmente nas instalações da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro quanto transmitida virtualmente para alunos que escolheram a modalidade online.

A Rio School on Global Governance, Democracy and Human Rights tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as práticas universais e regionais de Organismos Internacionais sobre Governança Global.

As palestras abordam diversos temas dentro das principais áreas de pesquisa do Centro. O curso pretende elucidar o papel da União Europeia como regulador global, sua emergência como ator normativo, a autoridade normativa de novos sujeitos e atores não estatais na formação do direito das organizações internacionais e sua relevância para a governança global. Também pretende avaliar os mecanismos informais e multiníveis de tomada de decisão nas esferas europeia e internacional e seu impacto na regulação global.

O curso também visa abordar a promoção do Estado de Direito e dos direitos humanos pela UE na América Latina. As palestras fornecem uma compreensão e análise crítica das Organizações Internacionais e das instituições da União Europeia, seu processo de tomada de decisão e desafios para sua estratégia de ação externa na América Latina. 

Destaca-se o envolvimento de acadêmicos e especialistas de alto nível de instituições parceiras nacionais e internacionais, de países como Chile, Canadá, Bélgica, Itália e Reino Unido, além do Serviço Europeu de Ação Externa. 

Na aula de apresentação, no dia 1º de março, a Professora Paula Wojcikiewicz Almeida apresentou brevemente a trajetória de projetos Jean Monnet, co-financiados pela Comissão Europeia, na FGV Direito Rio, desde o ano de 2010, que culminou com a mais alta titulação de Centro de Excelência. O conteúdo programático deste semestre também foi exposto, bem como as três principais áreas de pesquisa do Centro: Regulação Global, Litigância Global e Direitos Humanos e Democracia.

A presente edição contará com a participação de reconhecidos professores do Brasil e do exterior, como Olivier Costa (College of Europe), Serena Forlati    (University of Ferrara), Frank Hoffmeister (Brussels School of Governance | European External Action Service), Kai Enno Lehmann (University of São Paulo), Marco Longobardo    (University of Westminster) Monique Sochaczewski (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa),  Salvador Herencia Carrasco (University of Ottawa), Monica Feria-Tinta (Twenty Essex), Paulina Astroza (Universidad de Concepció), Conor Foley (PUC-Rio), Daniel Damásio Borges (Universidade Estadual Paulista), Carolina Boniatti Pavese (ESPM - São Paulo School of Advertising and Marketing), Jean-Louis de Brouwer (Egmont - The Royal Institute for International Relations), Andrea Hoffmann (PUC-Rio).

A professora Serena Forlati (University of Ferrara) irá ministrar a aula inaugural sobre o tema “International cooperation in the fight against transnational organized crime and international human rights law: an European perspective” no dia 15 de março.
 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.