30/11/2022

Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio encerra edição de 2022.2 da EU-South American School on Global Governance

Neste mês, o Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio encerra as atividades da edição de 2022.2 da EU-South American School on Global Governance. De agosto a novembro de 2022, as aulas do curso abordaram as práticas da União Europeia em governança global e sua relevância para a América do Sul, no âmbito de uma variedade de tópicos nas três principais áreas de pesquisa do Centro: Regulação Global; Litigância Global; e Direitos Humanos e Democracia.

O processo seletivo contou com 949 candidatos de 11 nacionalidades diferentes (Brasil, Argentina, Venezuela, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné, Turquia, França, Paraguai e Equador), com 69 candidatos aprovados de 12 estados brasileiros e da Turquia, Portugal, França e Guiné. Os aprovados, que possuem distintos níveis de formação, como graduação, mestrado, doutorado em curso ou completo, originam-se de diferentes áreas do conhecimento, dentre as quais direito, economia, relações internacionais e outras ciências sociais.

Após a apresentação do curso realizada pela Professora Paula Wojcikiewicz Almeida, coordenadora do Centro de Excelência, a aula de abertura foi conduzida pelo professor Jan Wouters (Leuven Centre for Global Governance Studies - KU Leuven) e teve como tema “The European Union's Promotion of Human Rights Abroad: The Case of Latin American and the Caribbean”. O professor apresentou o histórico da promoção externa de direitos humanos pela União Europeia, em especial as ferramentas utilizadas e os desafios estruturais encontrados na região da América Latina e Caribe. Em continuidade, o professor Rafael Zelesco da Escola de Guerra Naval (RJ) introduziu dados importantes sobre a União Europeia e suas principais instituições.

Ainda no primeiro bloco, a professora Monique Sochczewski Goldfeld (GEPOL) explorou uma perspectiva “não ocidental” ao abordar as relações entre o Oriente Médio e a União Europeia. Os professores convidados Achilles Skordas (Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law; University of Bristol) e Raphael Vasconcelos (UERJ/UFRRJ) apresentaram sobre os antecedentes diplomáticos e históricos do sistema de disputas internacionais, bem como provocações sobre tendências contemporâneas e a importância da Corte Internacional de Justiça (CIJ) e do Mercosul em responder aos novos desafios da resolução de conflitos.

O professor Ely Caetano Xavier (UFRRJ) abordou a proposta de uma corte de investimentos da União Europeia no sistema global de investimentos. O Centro teve, ainda, a honra de receber o Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez Rubio, que elucidou questões estratégicas sobre as relações da UE com o Brasil e o Mercosul e estimulou a discussão de temas atuais como as sanções da UE contra a Rússia.

Por fim, a professora Anne Weyembergh (Université Libre de Bruxelles) tratou da evolução da ideia de “mutual trust” enquanto conceito-chave na legislação da UE, enquanto a proteção dos direitos humanos foi tópico central da palestra do professor Salvador Herencia Carrasco (University of Ottawa) sobre o debate em direitos humanos e empresas, com enfoque específico no tratamento dos casos de violação contra a população indígena perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

As inscrições para o processo seletivo da próxima edição da EU-South American School on Global Governance serão divulgadas no Twitter, Instagram e Linkedin do Centro de Excelência Jean Monnet a partir de janeiro de 2023.

Alto contraste