Notícias

19/05/2022

Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio participa de encontro organizado por instituições internacionais

O Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio (CEJM) participará de um encontro organizado conjuntamente pela delegação da UE no Brasil, pelo projeto de Diplomacia Pública da EU e pela Jean Monnet Network Crisis

O Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio (CEJM) participará de um encontro organizado conjuntamente pela delegação da UE no Brasil, pelo projeto de Diplomacia Pública da EU e pela Jean Monnet Network Crisis Equity and Democracy for Europe and Latin America, coordenado pela professora Andrea Ribeiro Hoffman (PUC Rio). Pela manhã, haverá uma reunião com todos os professores Jean Monnet no Brasil para apresentar o estado de implementação de seus projetos e fomentar a cooperação entre os professores e as relações com a Delegação.

Na parte da tarde, haverá o seminário “Crise de Segurança na Europa: Desafios e Oportunidades para o Multilateralismo”. O evento ocorrerá na PUC-Rio na sexta-feira, dia 20 de maio. O seminário, que ocorrerá das 13h às 17h, é aberto ao público, que deve se inscrever pelo link. Os palestrantes convidados discutirão sobre os desafios e oportunidades para o multilateralismo dentro do atual cenário de segurança e o papel da UE e do Brasil no avanço da agenda multilateral.

A mesa de abertura contará com opening remarks e Q&A do ilustre do Embaixador da União Europeia no Brasil H.E. Ignacio Ybáñez e com a participação do professor Luis Manuel Fernandes (Diretor IRI-PUC Rio). A mesa será moderada pela professora Andrea Ribeiro Hoffmann (IRI-PUC Rio).

A segunda mesa, que terá como tema “Guerra no Leste Europeu: Desafios e Oportunidades para o Multilateralismo”, terá a participação dos professores Kai Lehmann (USP) e Jamile Diz (UFMG), e será moderada pela professora Paula Wojcikiewicz Almeida (FGV Direito Rio), coordenadora do CEJM.

Após um coffee break, a teceria mesa tratará sobre “o Papel do Brasil e da União Europeia para a resolução multilateral das crises”, com palestras ministradas pelos professores Tomaz Esposito Neto (UFGD) e Miriam Saraiva (UERJ), e moderação da professora Claudia Marconi (FECAP).

Inscreva-se aqui.

 

cejm
 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.