19/09/2022

Centro de Excelência Jean Monnet recebe Achilles Skordas como professor convidado da GV EU-South American School on Global Governance

No dia 14 de setembro, a professora Paula Almeida, coordenadora do FGV Centre of Excellence on EU-South America Global Governance deu as boas-vindas ao professor Achilles Skordas (Instituto Max Planck de Direito Público Comparado e Direito Internacional; Universidade de Bristol) como professor convidado da FGV EU-South American School on Global Governance.

Sua palestra sobre o tema "Solução de Disputas Internacionais e a Preservação da Paz": O papel do Tribunal Internacional de Justiça no século XXI" representou uma oportunidade para os estudantes refletirem sobre os antecedentes diplomáticos e históricos das disputas internacionais, bem como sobre suas consequências políticas. O professor Skordas discutiu os novos desafios para a preservação da paz que surgiram na virada do século XXI e o papel da Corte Internacional de Justiça em responder a eles, considerando o seu papel multifacetado.

A palestra foi seguida de debates sobre o contexto geopolítico de casos recentes que foram ouvidos perante a CIJ, como Ucrânia vs. Rússia, A Gâmbia vs. Myanmar e Qatar vs. EAU, e foi muito elogiada pelos estudantes.

Agradecemos novamente ao prof. Skordas pela sua brilhante exposição e esperamos fortalecer a colaboração entre nossas atividades de pesquisa.

Alto contraste